MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Crime ambiental dentro de reserva extrativista marinha: banhistas retiram tartaruga do mar em Arraial do Cabo para fazer vídeo

Ação de importunação e manejo não autorizado pode resultar em multas significativas, segundo prefeitura

Por Rômullo Espíndola
03/05/24 - 15:34

Uma cena revoltante foi compartilhada na internet nesta semana. Em um vídeo, banhistas retiram e importunam uma tartaruga no mar em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. A ação, que é considerada crime contra o meio ambiente, foi divulgada pelos próprios homens que gravaram as imagens.

A publicação chegou até a Prefeitura de Arraial, que também divulgou o conteúdo nesta sexta-feira, 3, alertando sobre os riscos em que foi colocado o animal durante essa ação dos banhistas. A atitude pode resultar em multas significativas, ainda de acordo com o município.

Nossa equipe de fiscalização recebeu essa semana imagens perturbadoras. Elas mostram a retirada, importunação e manejo não autorizado de uma tartaruga na Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, próximo à praia do Forno.

A prefeitura informou que as autoridades competentes já estão trabalhando para identificar os indivíduos das imagens, que serão autuados e responsabilizados pelos seus atos. Na gravação, é possível ver homens segurando e até tentando beijar o animal.

É importante lembrar que o contato humano pode causar estresse, danos físicos e interferir no comportamento natural das tartarugas marinhas. Além disso, o manejo inadequado pode prejudicar sua saúde e até mesmo colocá-las em risco de morte.

Para Leonardo Sandre, supervisor de Fiscalização Ambiental e Marítima de Arraial do Cabo, a ação dos homens se caracteriza não apenas como crime ambiental, mas também por um ato violento com o animal, que é extremamente frágil e necessita de cuidados:

Isso é um crime grave. Nesse caso, cheio de agravantes. Além de tocar o animal e o levar para uma situação de crueldade, eles fizeram isso em uma unidade de conservação ambiental, que é a nossa Resex Marinha, o que aumenta a gravidade desse crime.

A prefeitura aproveitou também e reforçou o pedido de ajuda para tentar inibir esses tipos de ações na cidade. Caso alguém testemunhe atividades prejudiciais ao meio ambiente, é preciso denunciar o ocorrido através do número do WhatsApp (22) 99936-1255.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.