MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Há explicação para tudo

Por George dos Santos Pacheco
26/02/25 - 09:37

"No Brasil é preciso explicar, desenhar, depois explicar o desenho e desenhar a explicação." (Olavo de Carvalho)

Diz-se que um médico caminhava certa tarde pelo pátio de uma clínica psiquiátrica. O clima estava agradável, com sol ameno, vento fresco e um leve odor de umidade no ar. Os internos transitavam de um lado para o outro ou conversavam nos bancos, enquanto alguns se entretinham riscando gravetos na areia dos canteiros, e outros distraíam-se simplesmente a contemplar o céu. Naquele cenário, toda loucura parecia perfeitamente natural.

Eis, então, que um dos pacientes se aproximava do médico, caminhando apressado, agitando os braços ao lado do corpo. Na testa, um curativo chamava a atenção.

– Ei, jovem! O que foi isso em sua testa? – perguntou o médico.

– Eu mordi. – respondeu de pronto o paciente.

– E posso saber como você fez isso?

– Subi em um banquinho, ué.

Há explicação para tudo, terráqueo. Ela pode até não satisfazer, não ser apropriada à situação, não corresponder às suas expectativas, mas ela existe, isso é um fato e não se pode negar. Veja bem. Há mais de uma semana, antes do Carnaval, a Alberto Braune, adjacências, enclaves e circunvizinhanças estão parcialmente interditados. Vagas de estacionamento, fluidez do tráfego? Necas, abalizado leitor. A matéria jornalística informava que todo esse aparato era necessário para a montagem dos palanques, etc. e tal, blábláblá. Tá bom, né? Fazer o quê? O Carnaval é muito bacana, diversão garantida para Huguinho, Zezinho e Luisinho, e ainda gera emprego e renda para um monte de gente. Mas circular pelo centro da cidade nesse período exige a paciência de um Papa – e não estou sendo metafórico.

Aprendi logo nos primeiros anos de firma que muitas coisas "explicam, mas não justificam" e a verdade é que há sempre algo incoerente por aí, nessa Terra de Santa Cruz, explicado com argumentos que se não são superficiais e falhos, ao menos são difíceis de digerir. Os ovos estão mais caros? É porque está muito quente e as galinhas estão estressadas. O preço da gasolina aumentou? O valor estava estagnado há anos e precisava de reajuste. Uma onda de calor persiste em praticamente todo o Brasil? É porque sistemas de alta pressão atmosférica bloqueiam a formação de nuvens. O café está custando os olhos da cara? É que o preço que pagamos reflete a cotação internacional multiplicada pela taxa de câmbio.

Desculpinha esfarrapada, hein, cara pálida? E o pior, tem para todos os gostos: para as relações sociais, de trabalho, amorosas, para as intrigas políticas, para os serviços públicos, para tudo, meu senhor. Para sempre e todo o sempre haverá alguém subindo em um banquinho para morder a própria testa, e precisaremos respirar fundo e aceitar, porque contrariar maluco é pior. Enquanto isso, seguimos caminhando e cantando e seguindo a canção; nas escolas, trabalhos, campos e construções. Ou na Alberto Braune, procurando uma vaga para estacionar. Ah, ia me esquecendo: já é Carnaval. Neste cenário, toda loucura parece perfeitamente natural.


O Portal Multiplix não endossa, aprova ou reprova as opiniões e posições expressadas nas colunas. Os textos publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores independentes.

TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.