Faol inicia a operação de vans no transporte público de Nova Friburgo; entenda como funcionará o serviço
Veículos serão utilizados de forma estratégica e atenderão áreas remotas do município, segundo a concessionária
Quase dois meses após o anúncio da compra de cinco vans, a Faol iniciou a operação dos veículos no transporte público de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
Inicialmente, o serviço está em fase experimental nas linhas Alto do Mozer, Jardim Marajói, Felipe Camarão, Maringá e Duas Pedras.
A escolha dessas rotas foi feita após análise sobre as necessidades de cada região, de acordo com o gerente operacional da Faol, Josimar Tardin:
Colocamos esses carros na rua para fazer um teste para saber se tem algo a ser aprimorado. O retorno que estamos recebendo dos usuários é positivo: as pessoas estão gostando do conforto e agilidade
, acrescenta.
Porém, a definição sobre quais distritos e regiões da cidade serão atendidos pelas vans será feita em conjunto com a prefeitura, na próxima quarta-feira, 19. O objetivo é que a operação desses veículos seja uma estratégia de transbordo entre as linhas.
Dessa forma, as vans não substituirão os ônibus que já estão em funcionamento, mas será um serviço complementar para os passageiros.
Outra questão que ainda será definida é a cobrança das passagens. Segundo Josimar, a integração será possível com o esquema de meia tarifa:
Uma linha diferenciada vai ser criada para atender cada distrito. Quando o usuário com o cartão embarcar, ele vai pagar meia tarifa e vai até o destino final dentro do próprio bairro. Já se quiser ir ao Centro, aproximando o cartão no ônibus ele vai pagar a outra metade da passagem.
Estrutura
Os veículos, segundo a Faol, foram adaptados para ter a estrutura e funcionalidade de um micro-ônibus e têm a capacidade de transportar até 25 pessoas, sendo 15 em sentadas e 10 em pé.
Por ser um modelo mais compacto, a concessionária explica que os veículos servirão para atender áreas remotas e íngremes do município.
São vans estreitas que têm uma maior agilidade no trânsito, principalmente nas linhas que as ruas são estreitas. Dá maior segurança para o usuário e o nosso colaborador
, ressalta o gerente operacional.
Em entrevista à TV Multiplix, Josimar Tardin detalha o funcionamento dos veículos na cidade. Assista no vídeo acima.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!