Prefeitura de Nova Friburgo desapropria casarão da Vila Amélia para criar um museu
Valor pago foi de mais de R$ 1 milhão e contou com recursos da Fundação Dom João VI
A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, efetivou nessa terça-feira, 30, a desapropriação do antigo casarão da Vila Amélia.
A intenção agora é transformar o espaço em um museu, garantindo assim a preservação do patrimônio e da sua história.
O governo municipal reforçou que a criação desse espaço cultural trará inúmeros benefícios, além de promover a valorização da memória local, já que o casarão será mais um importante atrativo turístico da cidade.
O espaço, que durante décadas abrigou a 151ª Delegacia de Polícia de Nova Friburgo, pertencia à Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape), passou por alguns impasses judiciais e estava abandonado há cerca de 13 anos, segundo a prefeitura.
O prefeito Johnny Maycon, acompanhado de autoridades do município, postou um vídeo nas redes sociais dando a notícia sobre a desapropriação e o futuro do casarão:
O objetivo é que o espaço seja completamente restaurado e adaptado para, em breve, receber o primeiro museu da cidade.
O presidente da Fundação Dom João VI, Luiz Fernando Folly também destacou a relevância do uso desse prédio histórico:
É de enorme importância a recuperação dessa casa. Acho que a prefeitura vem acertando muito na recuperação dessa salvaguarda da memória e da história de Nova Friburgo. A aquisição agora do casarão da Vila Amélia vai propiciar para o friburguense um novo espaço de cultura e turismo para a cidade. Uma história de quase 100 anos sendo contada e preservada para a população.
No dia 15 de maio, foi publicado no Diário Oficial do município o decreto que desapropriava o imóvel.
O casarão tem 2.669m² e fica localizado na rua Vereador Geraldo Pinheiro, nº 79, no bairro Vila Amélia - bem perto do Centro.
O valor pago pelo município foi de R$ 1.188.000 e contou com recursos da própria fundação, como explicou a prefeitura.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.