Após liberação dos bombeiros, Secretaria de Cultura de Friburgo diz que vai reabrir Centro de Arte
Importante espaço cultural está fechado há mais de uma década, após a tragédia da chuva na cidade
O Centro de Arte, importante espaço cultural de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e que está fechado desde as chuvas que atingiram a cidade em janeiro de 2011, vai ser reaberto "o mais breve possível".
Essa é a informação da prefeitura, que foi enviada ao Portal Multiplix, por meio de uma nota, nesta quinta-feira, 28:
A Secretaria Municipal de Cultura informa que já foi superada a etapa que dependia de liberação do Corpo de Bombeiros. Com isso, o município está dando todos os encaminhamentos necessários para a reabertura do Centro de Arte, o mais breve possível.
A notícia foi dada após um questionamento feito ao governo municipal a respeito de um manifesto do movimento 'Volta Centro de Arte'.
O grupo está realizando um abaixo-assinado, de forma virtual, para ser encaminhado ao prefeito Johnny Maycon (Republicanos), com os seguintes pedidos:
Esse abaixo-assinado será enviado junto com um documento solicitando que a gestão total (administração e programação), do Centro de Arte seja, apenas, da Secretaria de Cultura e que Fundação Dom João VI, fique responsável pela parte do patrimônio.
Procurada pela reportagem, a diretora de teatro, Daniela Santi, que começou o movimento 'Volta Centro de Arte', em 2020, disse que aguarda a entrega do documento ao Executivo para se pronunciar sobre o assunto.
A reportagem também entrou em contato com a Fundação Dom João VI e aguarda um retorno.
Casarão que abriga o Centro de Arte passou a ser da Fundação Dom João VI em 2013 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
O antigo casarão na praça Getúlio Vargas, que abriga o Centro de Arte, foi residência do Barão de Nova Friburgo, Antônio Clemente Pinto, durante o século 19, e, posteriormente, chegou a ser a sede da Câmara Municipal e da prefeitura.
Em entrevista realizada no ano passado, o presidente da Fundação Dom João VI, Luiz Fernando Folly, disse que quando a Fundação Dom João VI passou a ser dona do prédio, em 2013, identificou uma série de pendências documentais e problemas na titularidade do imóvel. Para resolver as irregularidades foram necessários mais de três anos.
Um dos empecilhos para a reabertura do espaço era a liberação do teatro Bebete Castillo | Foto: Reprodução/Redes Sociais
De lá para cá, foram dezenas de tentativas para permitir que um projeto de recuperação e de reabertura do Centro de Arte estivesse adequado e fosse devidamente liberado pelos órgãos competentes.
Um dos maiores empecilhos era a liberação pelo Corpo de Bombeiros do Teatro Bebete Castillo, espaço para apresentações do Centro de Arte.
Ao longo dos anos, a classe artística vem lutando para que esse e outros espaços culturais sejam reabertos em Friburgo.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.