MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Após liberação dos bombeiros, Secretaria de Cultura de Friburgo diz que vai reabrir Centro de Arte

Importante espaço cultural está fechado há mais de uma década, após a tragédia da chuva na cidade

Por Kessia Coutinho
28/09/23 - 16:54
Após liberação dos bombeiros, Secretaria de Cultura de Friburgo diz que vai reabrir Centro de Arte Centro de Arte fica no porão do antigo Solar do Barão de Nova Friburgo, na praça Getúlio Vargas | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Centro de Arte, importante espaço cultural de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e que está fechado desde as chuvas que atingiram a cidade em janeiro de 2011, vai ser reaberto "o mais breve possível".

Essa é a informação da prefeitura, que foi enviada ao Portal Multiplix, por meio de uma nota, nesta quinta-feira, 28:

A Secretaria Municipal de Cultura informa que já foi superada a etapa que dependia de liberação do Corpo de Bombeiros. Com isso, o município está dando todos os encaminhamentos necessários para a reabertura do Centro de Arte, o mais breve possível.

A notícia foi dada após um questionamento feito ao governo municipal a respeito de um manifesto do movimento 'Volta Centro de Arte'.

O grupo está realizando um abaixo-assinado, de forma virtual, para ser encaminhado ao prefeito Johnny Maycon (Republicanos), com os seguintes pedidos:

Esse abaixo-assinado será enviado junto com um documento solicitando que a gestão total (administração e programação), do Centro de Arte seja, apenas, da Secretaria de Cultura e que Fundação Dom João VI, fique responsável pela parte do patrimônio.

Procurada pela reportagem, a diretora de teatro, Daniela Santi, que começou o movimento 'Volta Centro de Arte', em 2020, disse que aguarda a entrega do documento ao Executivo para se pronunciar sobre o assunto.

A reportagem também entrou em contato com a Fundação Dom João VI e aguarda um retorno.

Casarão que abriga o Centro de Arte passou a ser da Fundação Dom João VI em 2013Casarão que abriga o Centro de Arte passou a ser da Fundação Dom João VI em 2013 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O antigo casarão na praça Getúlio Vargas, que abriga o Centro de Arte, foi residência do Barão de Nova Friburgo, Antônio Clemente Pinto, durante o século 19, e, posteriormente, chegou a ser a sede da Câmara Municipal e da prefeitura.

Em entrevista realizada no ano passado, o presidente da Fundação Dom João VI, Luiz Fernando Folly, disse que quando a Fundação Dom João VI passou a ser dona do prédio, em 2013, identificou uma série de pendências documentais e problemas na titularidade do imóvel. Para resolver as irregularidades foram necessários mais de três anos.

Um dos empecilhos para a reabertura do espaço era a liberação do teatro Bebete CastilloUm dos empecilhos para a reabertura do espaço era a liberação do teatro Bebete Castillo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

De lá para cá, foram dezenas de tentativas para permitir que um projeto de recuperação e de reabertura do Centro de Arte estivesse adequado e fosse devidamente liberado pelos órgãos competentes.

Um dos maiores empecilhos era a liberação pelo Corpo de Bombeiros do Teatro Bebete Castillo, espaço para apresentações do Centro de Arte.

Ao longo dos anos, a classe artística vem lutando para que esse e outros espaços culturais sejam reabertos em Friburgo.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.