'Temporada de Montanha' será aberta em Teresópolis com diversas atividades
Cidade é considerada a Capital Nacional do Montanhismo desde o ano passado
Com a chegada do inverno e o tempo mais estável, com menos chuva e um visual de tirar o fôlego, é a hora de aproveitar para caminhar nas montanhas e fazer trilhas, principalmente na Região Serrana do Rio.
Por isso, Teresópolis, reconhecida no ano passado como a Capital Nacional do Montanhismo, tem uma programação especial nesta quinta-feira, 16, para marcar a abertura da “Temporada de Montanha 2022” da cidade.
Diversos eventos de montanhismo já estão acontecendo no município nos três parques naturais. E nesse feriado prolongado também haverá diversas atrações para toda a família na Praça Nilo Peçanha, no Alto. Confira:
9h: Ioga para montanhistas;
10h: Pescaria ecológica;
11h: Oficina de desenhos e de colagem com folhas;
12h: Contação de história;
14h: Assinatura do termo “Caminhos da Mata Atlântica”;
15h: Camerata Di Teresa – “O Guarani”.
O evento contará ainda com exposição de fotos das montanhas do Parque Estadual dos Três Picos, pré-lançamento de livro infantil, oficinas de slackline, área para piquenique, painel borboleta instagramável, móbiles de borboletas, feira orgânica e ação “venha para o lado verde da força”.
Já no domingo, dia 19, no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, a partir das 9h, vão acontecer: gerenciamento de riscos em atividades verticais; simulação relacionada a gerenciamento de riscos e orientação no rapel com Corpo de Bombeiros (16º GBM) e Climb Center; Via Ferrata Guiada e Guiamento com o Centro Excursionista Teresopolitano (Cet), clube homologado pela Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (Femerj).
As atividades orientadas têm vagas limitadas e para participar é necessário se inscrever para sorteio na página do Parque Municipal, no Instagram.
O público também poderá visitar as exposições ‘Montanhas de Teresópolis’ e ‘Fauna de Montanha’ (ao ar livre), além de ‘As Aventuras de Catãozinho’, de Leandro Moura, que terá venda de livros.
Artesanato, souvenirs e lanchonete com a participação dos produtores do entorno da região também estarão na programação.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.