'V Festival Odoya' vai celebrar cultura e tradição da população negra em Búzios
Evento começa nesta sexta-feira, dia 2, Dia de Iemanjá; confira a programação
Um tradicional evento volta a ser realizado em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, nos próximos dias. É o 'V Festival Odoya', uma celebração que ocorrerá nos bairros Rasa e Ossos, de sexta-feira, 2, até a próxima segunda, dia 5.
De acordo com o governo municipal, o festival é realizado por 'Filhos de Ase Cantinho da Vovó Maria Conga - Etemy Sirlei d’Iemanja' e conta com o apoio da prefeitura para a realização em um período que marca a cultura e as tradições africanas em solo brasileiro.
Desde 2004, o evento tem sido um veículo para promover ações afirmativas voltadas à população negra do balneário. Segundo a organização, o nome ‘Búzios’ ganha significado como ‘Os olhos da ancestralidade’, ressaltando a importância do festival para retratar as relações étnico-raciais.
Festival terá corte para Iemanjá no sábado, dia 3 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Considerando Iemanjá como a Senhora das Águas, o festival busca resgatar e fomentar a cultura tradicional de matriz africana, reconectando com raízes em famílias negras e quilombolas, grupo que se faz presente na cidade e tem grande importância para todo o país.
Confira a programação:
Sexta, 2: Praça Quilombola da Rasa – Mercado do Pescador
Abertura oficial às 14h;
Apresentações culturais;
Roda de conversa, com o tema: ‘Garantia de Direito das Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas’;
Homenagens.
Sábado, 3: Praia do Pescador da Rasa – Praça Quilombola
Cortejo para Iemanjá às 5h30;
Café da manhã de Asé.
Domingo, 4: Praça dos Ossos – das 14h até 20h
Feira de Artes Odoya – Rede de Empreendimento Delas;
Participação no 1º Cruzeiro Afro Central – MSC.
Segunda, 5: Praça dos Ossos – das 14h até 20h
Feira de Artes Odoya – Rede de Empreendimento Delas;
Noite Black Buziana – Aos Sons das Águas às 18h.
Festa também em Manguinhos
Festa para Iemanjá em Búzios | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios
A XV Festa de Iemanjá e o Projeto Semana do Axé em Búzios propõem levar o conhecimento e respeito das múltiplas denominações religiosas existentes para a comunidade da cidade, do país e do mundo
Realizado pelo Terreiro Kwê Cejà Obafu Nidan e com apoio da Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, a Semana do Axé será comemorada a partir desta quinta-feira, 1º, no Espaço Cultural Zanine, e se estenderá até sábado, 3, com a tradicional entrega de presentes à Iemanjá na Praia de Manguinhos.
Programação do evento:
Quinta-feira, 1º
Exibição do documentário 'Meu tempo é agora' – 100 anos do Terreiro IIê Axé Opô Afonjá, no Espaço Zanine, às 16h;
Lançamento de livro 'O sagrado e o profano', de Nilma Accioli - professora doutora em história pela Uerj, no Espaço Zanine, às 18h.
Sexta, 2
- Abertura da exposição 'Barcos' – Artistas da região, no Espaço Zanine, às 18h.
Sábado, 3
Orô interno: 'Momento Reflexaão, no Terreiro Kwê Cejà Obafu Nidan';
XV Festa de Iemanjá, às 15h, no pier;
Projeto 'Candomblé e saúde' – Praia de Manguinhos.
Combate à Intolerância Religiosa
No Brasil, no dia 21 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei Federal nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007.
A escolha da data é em homenagem à Mãe Gilda, fundadora do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, em Salvador (BA), que sofreu diversos episódios de difamação e intolerância.
Um levantamento inédito do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostra que em 2023, em todo o Estado do Rio de Janeiro, 34 vítimas de 'ultraje a culto religioso' procuraram uma delegacia de polícia para registrar o crime.
No total, as delegacias da Secretaria de Polícia Civil tiveram aproximadamente 3 mil crimes que podem estar relacionados à intolerância religiosa. O ato é determinado pela ridicularização pública, impedimento ou perturbação de cerimônia religiosa.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!