Fifa escolhe Brasil para sediar Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027
Decisão ocorreu nesta sexta-feira, 17; abertura e final do torneio serão no Rio de Janeiro
O Brasil vai receber a próxima Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027. O anúncio da escolha do país como sede do torneio foi feito pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) na manhã desta sexta-feira, 17, em Bangcoc, na Tailândia.
Essa será a primeira vez que o Brasil sedia uma Copa do Mundo Feminina. O país-sede foi definido em votação aberta, superando a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda.
O anúncio ocorre depois do processo de candidatura para a Copa do Mundo Feminina mais abrangente de todos os tempos. Essa também foi a primeira vez que a escolha foi feita em uma votação aberta no Congresso da Fifa.
O Brasil somou 119 votos, já a candidatura europeia recebeu 78 votos. A proposta brasileira já havia sido a mais bem avaliada pelos técnicos da Fifa, que realizaram vistoria em fevereiro no país para desenvolver relatórios.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF e Gianni Infantino, presidente da Fifa, durante eleição | Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Futebol
A Copa do Mundo Feminina de 2027 será um evento histórico, marcando a décima edição de um torneio, que tem crescido cada vez mais desde que começou na China, em 1991. A última edição do torneio ocorreu em 2023.
Uma das maiores jogadoras de todos os tempos, a ‘rainha’ Marta, que disputou cinco Copas do Mundo e é a maior artilheira da história da competição, escreveu nas redes sociais sobre a alegria dessa decisão da Fifa:
Fiquei muito feliz com a notícia e tenho certeza de que a Copa do Mundo Feminina de 2027 será um sucesso, e o povo brasileiro, como sempre, estará de braços abertos para receber a comunidade mundial do futebol.
A craque ainda aproveitou para fazer um apelo, dizendo que, “Se fosse possível, gostaria que a primeira partida da Seleção Brasileira fosse no Rio Grande Sul”. O planejamento para o Mundial, porém, deve ser outro.
A ideia da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é de que o jogo de abertura e a final sejam no Maracanã, no Rio de Janeiro. Dez dos 12 estádios do Mundial masculino de 2014 serão aproveitados na edição feminina.
Os demais palcos são: Neo Química Arena (SP); Mané Garrincha (DF); Mineirão (BH); Fonte Nova (BA); Beira-Rio (RS); Arena da Amazônia (AM); Arena Pantanal (MT); Arena Castelão (CE); e Arena Pernambuco (PE).
Seleção Feminina deve fazer parte da preparação para a Copa na Granja Comary, em Teresópolis | Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Futebol
Por ser o país-sede, o Brasil já está garantido no Mundial, sendo um dos únicos a estarem presentes em todas as Copas Femininas da história, ao lado de Alemanha, Japão, Nigéria, Noruega, Suécia e Estados Unidos.
A Seleção Brasileira feminina busca um título inédito da competição. As nossas meninas ficaram com o vice-campeonato em 2007, quando foram superadas pelas alemãs na decisão. Foi a melhor campanha brasileira em copas femininas.
Como é a tradição, a Seleção Feminina deve fazer boa parte da preparação para a Copa do Mundo na Granja Comary, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. Um bom momento para apoiar de pertinho as nossas atletas.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!