MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Maio Laranja: Búzios e Cabo Frio têm ações contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Caminhadas, rodas de conversas, palestras, panfletagem e capacitações estão entre as atividades

Por Redação Multiplix
Com informações das prefeituras de Búzios, Cabo Frio, SES-RJ e Ministério da Saúde
15/05/24 - 16:21
Maio Laranja: Búzios e Cabo Frio têm ações contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes Em 2021, o número de notificações foi o maior registrado em todo o país | Foto: Reprodução/Marcello Casal Jr. (Agência Brasil)

Com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, diversas cidades do país estão aderindo à campanha do ‘Maio Laranja’, mês de conscientização sobre o tema. Na Região dos Lagos do Rio, Búzios e Cabo Frio vão promover inúmeras iniciativas.

Ações em Búzios

Em Armação dos Búzios, será lançada a jornada ‘Búzios Protege’, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda. Na sexta-feira, 17, às 9h, será realizada uma panfletagem sob o tema ‘Proteja Nossas Crianças’, em Manguinhos.

As ações vão continuar ao longo do mês. Estão agendadas rodas de conversa nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Rasa, José Gonçalves e Cem Braças na próxima terça, 21, quarta, 22, e quinta, 23, respectivamente, todas às 14h, visando promover o diálogo e a troca de informações sobre o tema.

Além disso, no dia 24, às 14h, haverá uma caminhada e distribuição de panfletos sobre a campanha no Centro, como forma de sensibilizar a população. A jornada também incluirá palestras sobre combate ao abuso e exploração sexual desse público-alvo.

A primeira será realizada no dia 27 de maio, às 14h, na Escola Municipal Prefeito Darcy Ribeiro, localizada no Centro, seguida por outra palestra agendada para o dia 28, às 14h30, na Casa da Mulher Buziana, no bairro Rasa, informou o governo municipal.

Ações em Cabo Frio

Em Cabo Frio, a Secretaria da Criança e do Adolescente (Secria) promove uma série de ações dedicadas à conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em alusão ao tema e ao mês de campanha.

A programação conta com a atuação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) sob a ótica da exploração sexual de crianças e adolescentes, além de incluir atividades como caminhadas, palestras e capacitações organizadas pela Secria.

O Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Contra Criança e Adolescente abre a programação nesta sexta, 17, das 13h30 às 17h, na sala do Tribunal do Júri, no Fórum da Comarca de Cabo Frio, localizado na rua Ministro Gama Filho s/nº – Braga.

A atividade é uma iniciativa da Secria por meio do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidados e de Proteção Social das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

A primeira caminhada ocorrerá no dia 20 de maio, segunda-feira, com concentração na orla da Praia do Forte, às 14h, seguindo em direção à praça Porto Rocha, a partir das 15h, onde será finalizada. A segunda caminhada ocorrerá em Tamoios, também no dia 20 de maio, às 14h.

Dando sequência à programação, nos dias 23 e 24 de maio, será realizada uma capacitação de Conselheiros Tutelares na Universidade Estácio de Sá, no 1° Distrito de Cabo Frio, com foco na utilização do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA).

A primeira caminhada ocorrerá no dia 20 de maio, segunda-feira, com concentração na orla da Praia do Forte, às 14h, seguindo em direção à Praça Porto Rocha a partir das 15h, onde será finalizada.

Dando sequência à programação, nos dias 23 e 24 de maio, será realizada uma capacitação de Conselheiros Tutelares na Universidade Estácio de Sá, no 1° Distrito de Cabo Frio, com foco na utilização do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia).

Cenário no estado do Rio

Mais de 17 mil casos de violência sexual foram registrados no estado do Rio de Janeiro entre 2017 e 2021. Desse número, cerca de 11 mil tiveram como vítimas crianças e adolescentes. Esses dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ).

Ainda de acordo com a pasta, mais de 70% das notificações de violência sexual feitas nas unidades de saúde do estado são de vítimas do sexo feminino. Entre os meninos, a faixa etária de 5 a 9 anos é a que registra o maior número de casos.

O pai aparece como principal agressor nos casos de violência sexual contra crianças de um a quatro anos, segundo o levantamento. Já na faixa etária entre cinco e 14 anos, a violência foi praticada principalmente por amigos ou conhecidos, conforme os dados da SES-RJ.

Panorama nacional

Em todo o Brasil, um boletim divulgado pelo Ministério da Saúde no ano passado mostrou que, no período de 2015 a 2021, foram notificados 202.948 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país, sendo 83.571 contra crianças e 119.377 contra adolescentes.

Em 2021, o número de notificações foi o maior registrado ao longo do período analisado, com 35.196 casos. A residência das vítimas foi o local de ocorrência de 70,9% dos casos de violência sexual contra crianças de 0 a 9 anos de idade e de 63,4% dos casos contra adolescentes de 10 a 19 anos.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.