VÍDEO: Tubarão-baleia, ameaçado de extinção, é flagrado no mar de Arraial do Cabo
Considerado o maior peixe do mar, animal dessa espécie pode alcançar até 20 metros de comprimento
Um tubarão-baleia medindo cerca de 12 metros foi flagrado nas águas do mar de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. O animal, que atualmente está ameaçado de extinção, foi visto por banhistas nas proximidades da Praia Grande, no último fim de semana.
As belas imagens acima foram registradas por Daniel Santos e divulgadas pela prefeitura do município.
O gigante dos mares, como também é conhecido, cujo nome científico é Rhincodon typus, pode ser encontrado nadando perto da superfície de quase todos os oceanos do mundo e medir até 20 metros de comprimento, de acordo com especialistas.
Segundo uma publicação da prefeitura do ‘Caribe brasileiro’, esse animal é também bastante versátil, estando na maior parte dos oceanos equatoriais. No Brasil, é mais fácil encontrar essa espécie nas águas do mar de Pernambuco:
Na região oceânica, onde é mais propícia a aparição desse animal, a temperatura varia de 21°C a 30°C. No entanto, o animal pode descer a uma profundidade de 1.700 metros no fundo do mar, onde os termômetros caem para cerca de 7,8°C.
Embora seja um animal solitário, que costuma nadar sozinho, o tubarão-baleia vive em comunidade. De acordo com o Instituto Enciclopédia da Vida (EOL, na sigla em inglês), ele pode conviver em grupos de até centenas de indivíduos. A estimativa de vida desse animal é de 54 a 100 anos.
O tubarão-baleia é considerado por especialistas o maior peixe do mar. Seu alimento predileto é o plâncton, de acordo com veículos especializados na vida marinha. Eles estão atualmente classificados como uma espécie vulnerável, no entanto, continuam a ser caçados em regiões da Ásia, explicam os especialistas.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!