Musical 'O Homem da Montanha' faz tributo à vida e obra de Benito di Paula, em Friburgo; ingressos já estão à venda
Espetáculo terá nove apresentações em maio no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura

O legado de Benito di Paula será tema de um musical em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Nos dois primeiros fins de semana de maio – nos dias 2, 3, 4, 9, 10 e 11 – o público poderá acompanhar o espetáculo "O Homem da Montanha", no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na praça do Suspiro.
Com direção de Bernardo Dugin e coprodução da Delirante Produções com o Grupo em Grupo de Artes Cênicas, a obra exalta a vida e obra do sambista friburguense, autor de clássicos da música popular brasileira como "Retalhos de Cetim" e "Meu amigo Charlie Brown".
Ao Portal Multiplix, Bernardo destaca que "levar para o palco a trajetória de Benito di Paula, um verdadeiro ícone de Nova Friburgo, é uma honra imensa".
Benito não apenas nasceu aqui, mas também levou o nome da cidade para o mundo através de sua música (...) É uma forma de reconhecer sua contribuição inestimável para a cultura local e nacional, além de inspirar novas gerações com sua história de talento e perseverança
, ressalta.
Em formato de musical, o espetáculo tem como repertório os sucessos do cantor. Para dar vida aos mais de 80 anos de história, foi realizado um criterioso processo de seleção para encontrar "profissionais que possuíssem talento artístico em canto, dança e atuação, mas que também tivessem uma liga entre si, fossem plurais".
O elenco é formado por Miguel Toscano, Bernardo Rangel, Bruna Bento, Catarina Souza, Cezinha Simpatia, Diana Cataldo, Ernesto Monnerat, Jozi Lucka, Julia Ludolf, Juliana Pancotto, Lohan Lage, Luísa Rossi, Nathália Cavalcante e Yann Dufau.
Dugin explica que, no total, a produção envolve 30 pessoas, além dos atores, com músicos e equipes técnica e criativa.
Musical contará com grandes sucessos de Benito para embalar a trajetória do artista | Foto: Reprodução/Redes sociais
A partir das pesquisas do jornalista e roteirista David Massena, a dramaturgia contará a vida de Benito, que começa nos anos 40, no bairro Boa Vista, atualmente chamado Perissê, e se estenderá até seu destaque nacional e internacional nas décadas de 60 e 70.
Embora Benito di Paula não participe diretamente da peça, Bernardo pontua que a "essência e legado [do cantor] estão presentes em cada cena e canção":
O espetáculo é uma celebração de sua vida e obra, e sua influência permeia toda a produção. A produção mantém contato com seu filho Rodrigo, que está por dentro do processo
, explica.
Com estreia marcada para o dia 2 de maio, às 20h, Bernardo conta que toda a equipe está dedicada a realizar uma homenagem emocionante ao artista e que as expectativas estão altas.
Esperamos que o público se emocione e se conecte profundamente com a história e as músicas de Benito di Paula. E mais do que isso, se reconheça na história do Homem da Montanha
, afirma.
Quem deseja prestigiar o espetáculo, já pode adquirir os ingressos no site da Sympla, pelo preço promocional.
Serviço
"O Homem da Montanha"
Apresentações nos dias:
- 2/05, sexta, às 20h;
- 3/05, sábado, às 17h e 20h;
- 4/05, domingo, às 17h;
- 9/05, sexta, às 20h;
- 10/05, sábado, às 17h e 20h;
- 11/05, domingo, às 11h e 17h.
Classificação Indicativa: Livre
Local: Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, rua Salusse, 616 - Centro, praça do Suspiro
Ingressos disponíveis para venda na plataforma Sympla.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!