'Calendário dos Vencedores', criado por hospital em Teresópolis, homenageia pacientes que superaram o câncer
Vendas serão revertidas para a criação de um espaço estilo solarium dentro da unidade oncológica do Hospital São José
Pacientes que superaram o câncer estampam as páginas do "Calendário dos Vencedores 2025" do Hospital São José, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio.
Com o tema "Histórias que Curam", o material alusivo ao Outubro Rosa e Novembro Azul conscientiza sobre o câncer de mama e de próstata e apresenta relatos de profissionais de saúde e pessoas que enfrentaram mais de seis anos de tratamento e tiveram alta médica recentemente.
Segundo o hospital, o objetivo é levar uma mensagem sobre a possibilidade de cura para quem recebeu o diagnóstico e enfatizar o papel das consultas e exames preventivos, além de prestar uma homenagem à força e resiliência desse grupo.
Para adquirir o calendário, é preciso fazer uma doação para o Centro de Oncologia da instituição através do site.
A verba arrecadada será revestida para a criação de um espaço estilo de um solarium dentro da unidade para os pacientes oncológicos que se encontram internados, de acordo com a assessoria de comunicação do São José:
O intuito é montar esse espaço para aqueles pacientes que talvez não voltem mais para casa ou que estão internados muito tempo para que possam tomar um banho de sol.
Alexsandra ressalta como participar da iniciativa foi importante para que os outros pacientes oncológicos acreditem na cura | Foto: Divulgação/Hospital São José
Uma das histórias que compõem o "Calendário dos Vencedores 2025" é a de Alexsandra Ribeiro Viana.
A moradora de Teresópolis descobriu o câncer de mama através de um exame de rotina, em setembro de 2012. Após a descoberta, fez quimioterapia até junho de 2013 e hormonioterapia até outubro de 2023, quando recebeu a alta:
Hoje olho para trás e só tenho a agradecer. Tive vários problemas no meu tratamento e cheguei a pensar que não conseguiria, mas consegui. Hoje estou curada e acabei meu tratamento com a medicação. Agora é continuar fazendo os exames preventivos todo o ano.
Alexsandra ressalta que participar da iniciativa foi uma forma de incentivar outros pacientes oncológicos a não desanimarem durante o tratamento.
Não é fácil para ninguém e cada um tem uma dificuldade. As vezes pensamos em desistir, mas tudo é passageiro.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal