Quem tem mais de 18 anos já pode receber vacinas bivalente e contra gripe em Nova Friburgo
Imunização de reforço acontece de acordo com o número de doses no estoque do município, segundo a prefeitura
A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, informou nesta segunda-feira, dia 8, que a vacinação de reforço bivalente contra a Covid-19 foi ampliada para outras idades, assim como a imunização contra a Influenza (gripe).
A partir de agora, as doses dessas vacinas estão sendo aplicadas em pessoas acima de 18 anos.
Bivalente
Também podem receber o imunizante contra a Covid os seguintes públicos: imunocomprometidos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente acima dos 12 anos.
O pré-requisito é ter o esquema primário, com primeira e segunda dose completos, há quatro meses, pelo menos.
Já as crianças também devem completar o esquema vacinal. Na quarta-feira, 10, a campanha pediátrica estará disponível com a primeira, segunda e terceira doses.
A imunização está ocorrendo de acordo com o número de doses no estoque do município, ainda segundo informou a prefeitura.
O imunizante está sendo aplicado de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h30 nos seguintes postos:
- Suspiro
- Olaria
- Conselheiro Paulino
- Cordoeira
- São Geraldo
Influenza
Com a ampliação, a vacina contra a gripe foi liberada para pessoas com idade igual ou superior a 6 meses, que podem procurar um posto de saúde para se imunizar. Até então, a dose anual contra a Influenza estava restrita a grupos prioritários, como crianças e idosos.
Para se proteger contra a gripe, basta comparecer de segunda a sexta-feira, também entre 8h e 16h30, nos seguintes postos:
- Suspiro
- Olaria
- Conselheiro Paulino
- Cordoeira
- São Geraldo
É necessário apresentar CPF, cartão do SUS e caderneta de vacinação. Para os profissionais de saúde é necessário apresentar o contracheque ou caderneta do conselho e para as pessoas com comorbidades a declaração médica.
As doses das vacinas contra a Influenza e Covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia.
Vale reforçar que nos casos mais graves da gripe, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.
Em situações onde ocorre agravamento dos casos, os sintomas podem evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (Srag) e levar até mesmo à morte.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.