MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cinco espécies de felinos da Mata Atlântica são registradas em uma única RPPN em Nova Friburgo

Duas delas estão na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN)

Por Erika Amaral
11/10/24 - 13:40

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o Projeto Aventura Animal, que realiza monitoramento da vida selvagem por meio de armadilhas fotográficas, conseguiu registrar, entre várias espécies de animais, cinco tipos diferentes de felinos em uma única Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do município.

Os animais foram avistados na RPPN de Rio Bonito de Lumiar, reconhecida em março de 2018, e com aproximadamente 158 hectares de área.

De acordo com Juran Santos, coordenador do projeto, um dos predadores representa o topo da cadeia alimentar, a onça-parda (Puma concolor), os outros registros foram de jaguatirica (Leopardus pardalis), gato-jaguarundi (Herpailurus yagouaroundi), gato-maracajá (Leopardus wiedii) e gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus).

Duas dessas espécies estão inclusas na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Desde 2014, o gato-maracajá é listado como quase ameaçado de extinção, e o gato-do-mato pequeno, desde 2016, é classificado como vulnerável.

Veja no vídeo acima, os motivos que fizeram Juran Santos comemorar os registros.

Já o proprietário da RPPN onde os animais foram avistados, o médico e ambientalista, Bernardo Furrer, não deixa dúvida ao afirmar:

Quando passamos a enxergar a importância do caráter quase que exótico de ver felinos no estado do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo, e percebemos que quando eles estão presentes é porque nós temos toda uma base de uma cadeia alimentar preservada. Só conseguimos isso com muito trabalho, com muito esforço e garantindo que haja espaço onde essas espécies possam viver.

O ambientalista também destaca a importância em manter áreas de proteção ambiental como essa para o equilíbrio ambiental:

Por meio dessas ações é possível que se garanta a biodiversidade da Mata Atlântica, considerada a maior biodiversidade do planeta. Nós sabemos que estamos protegendo muitas espécies ameaçadas de extinção.

RPPN Rio Bonito de Lumiar é uma das 26 reservas particulares e a maior de Nova Friburgo RPPN Rio Bonito de Lumiar é uma das 26 reservas particulares e a maior de Nova Friburgo | Fotos: Reprodução/Projeto Aventura Animal (Juran Santos)

Furrer ainda enfatiza a relevância dessas reservas para toda a sociedade.

Essas áreas remanescentes se tornam protegidas da pressão antrópica, e elas são cada vez mais importantes para que haja garantia da sobrevivência das espécies remanescentes.

As RPPNs

A reportagem do Portal Multiplix contatou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para saber a quantidade de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) existem no estado.

A instituição informou que são 196 reservas responsáveis pela proteção de cerca de 15.590 hectares, distribuídas em 45 municípios.

Dessas, 114 são reconhecidas pelo Inea, abrangendo uma área de 9.310 hectares em 34 cidades.

O município de Nova Friburgo possui 26 RPPNs, com uma área estimada de 631 hectares. Dessas, 19 são reconhecidas pela instituição e protegem 509 hectares.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.