Conheça as propostas dos candidatos a prefeito de Nova Friburgo para o meio ambiente
Município da Região Serrana do Rio, que passou por uma catástrofe climática em 2011, já registrou 353 focos de incêndio em vegetação neste ano
Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, passou por uma catástrofe climática em 2011, considerada a maior do país, que resultou na morte de mais de 450 pessoas, segundo o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Desde então, o município ocupa a segunda posição no ranking nacional com o maior número de áreas de risco, de acordo com dados divulgados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Segundo a instituição, foram mapeadas 254 áreas consideradas de risco muito alto de deslizamento, inundação, alagamento e, em alguns casos, enxurradas devido à inclinação do terreno. Nestes locais foram catalogadas cerca de 5 mil residências onde moram mais de 12.700 pessoas.
Em 2024, de janeiro a 16 de setembro, a cidade registrou 353 ocorrências de incêndios em vegetação, segundo o Corpo de Bombeiros. O número representa um aumento de 226,85% em relação ao mesmo período do ano passado. O cenário atual, além de causar danos à saúde da população, à fauna e à flora, preocupa especialistas com relação ao período das chuvas, pois as áreas queimadas podem ficar mais suscetíveis a deslizamentos.
Com essas vulnerabilidades e outros fatores, a pauta ambiental tem ganhado destaque na cidade, especialmente neste período eleitoral.
Por isso, o Portal Multiplix pesquisou os planos de governo registrados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dos cinco candidatos a prefeito do município para entender como cada um deles pretende lidar com os desafios do tema, e também para conhecer suas propostas, diretrizes e medidas voltadas ao meio ambiente.
Candidatos em ordem alfabética: Johnny Maycon (PL), Patrick do NOVO (Novo), Sérgio Louback (Republicanos), Wanderson Nogueira (PDT) e Zé Alexandre (PT) | Fotos: Divulgação/Candidatos
Conheça as principais propostas de governo dos candidatos à prefeitura, por ordem alfabética, voltadas ao meio ambiente:
Johnny Maycon (PL):
O candidato Johnny Maycon concorre pela coligação 'Por Amor a Nova Friburgo', composta pelos partidos MDB, Pode, DC, União, PL e Solidariedade, e em seu plano de governo destaca pontos ao planejamento urbano, como a elaboração de um novo Código Municipal de Obras e um novo Plano Diretor. Entre outras propostas referentes ao tema estão:
Educação ambiental: expandir o Programa Geração Consciente nas escolas municipais, que visa trazer educação ambiental sobre os benefícios da redução na geração de resíduos sólidos, bem como a correta destinação.
Sustentabilidade: implementar o desconto tributário para construções sustentáveis: aquelas que prevejam em seus projetos, práticas de reuso e retardo de água da chuva, energia sustentável, maior permeabilidade, materiais reutilizados.
Preservação de áreas verdes: elaborar o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, previsto na lei nº 11.428/2006.
Para conferir o plano de governo do candidato na íntegra, clique aqui e acesse a aba propostas.
Patrick do NOVO (Novo):
Já o candidato Patrick do Novo concorre pelo Partido Novo, mas seu plano de governo não aborda o tema.
Para conferir o plano de governo do candidato na íntegra, clique aqui e acesse a aba propostas.
Sérgio Louback (Republicanos):
O candidato Sérgio Louback concorre pela coligação 'Humaniza Nova Friburgo', composta pelos partidos Republicanos, Mobiliza e Avante, e em seu plano de governo destaca o meio ambiente e sustentabilidade. As suas propostas se baseiam em:
Limpeza das vias públicas: incentiva a coleta seletiva com o objetivo de promover a sustentabilidade e a limpeza urbana.
Treinamento e prevenção a catástrofes climáticas: terá por objetivo preparar a comunidade e as autoridades para responder de maneira eficaz a desastres naturais, minimizando danos e perdas.
Educação ambiental e comunitária: conscientizará a população sobre a importância da prevenção e da preparação para desastres naturais.
Para conferir o plano de governo do candidato na íntegra, clique aqui e acesse a aba propostas.
Wanderson Nogueira (PDT):
O candidato Wanderson Nogueira concorre pela coligação 'Um Novo Tempo para Nova Friburgo', composta pelos partidos PP, PDT, PSB, PSD e Federação PSDB/Cidadania. Em seu plano de governo, a pauta ressalta conscientização socioambiental, conservação ecológica, unidades de conservação, serviços ambientais e economia ecológica. A proposta destaca outros pontos como:
Recursos hídricos: atualizar e consolidar as Zonas de Especial Interesse Hídrico, propostas no Plano Diretor de 2014; revisar o plano de macro e micro drenagem (USP -2007), a fim de encontrar soluções inovadoras e resilientes; revisar o contrato de concessão da Águas de Nova Friburgo.
Resíduos sólidos: criar Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS); construir Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS); instituir um Programa Municipal de Geração de Energias Alternativas, a partir de resíduos municipais.
Economia ecológica: fomentar discussões sobre o conceito de 'Economia compartilhada', com foco na temática ambiental; estruturar políticas de geração de renda junto à iniciativa privada e pública na captação de recursos tributários relacionados ao meio ambiente; regulamentar política pública específica para a destinação estratégicas de recursos do ICMS Ecológico.
Para conferir o plano de governo do candidato na íntegra, clique aqui e acesse a aba propostas.
Zé Alexandre (PT):
Já o candidato Zé Alexandre concorre pela coligação 'Nova Friburgo Pode Mais', composta pela coligação Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT, PC do B, PV) e PRD, e em seu plano de governo acentua a atualização do plano municipal de saneamento básico; reavaliação e implantação do pleno funcionamento das diretrizes do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e Coleta de Lixo, alinhados aos planos nacional e estadual; criação de um programa eficiente de coleta seletiva em toda a cidade, entre outros aspectos. Ainda são destacados:
Energia limpa: implantar o programa de captação de energia limpa, com apoio do governo federal, incentivando a instalação de painéis fotovoltaicos, com a implantação de painel de captação de energia solar para famílias de baixa renda.
Políticas públicas de prevenção: implementar políticas públicas de prevenção, através de estudos técnicos, estruturação e ampliação do orçamento da Secretaria Municipal de Defesa de Civil, diretamente ao gabinete do prefeito, com ações que possibilitem mitigar possíveis desastres ambientais, como enchentes e deslizamentos de encostas.
ICMS Verde: Dinamizar e operacionalizar o Fundo Municipal do Meio Ambiente, através de ações e projetos amplamente debatidos com a sociedade civil organizada, buscando ampliar o repasse do ICMS Verde para esses projetos e ações.
Para conferir o plano de governo do candidato na íntegra, clique aqui e acesse a aba propostas.
Série de entrevistas da TV Multiplix
A Multiplix realizou uma série de entrevistas em seu estúdio de TV com os cinco candidatos a prefeito de Nova Friburgo. Foram abordados diversos temas, dentre eles meio ambiente. Os candidatos tiveram três minutos para responder como a cidade deve se preparar para lidar com as questões ambientais.
As entrevistas foram publicadas em ordem alfabética, de acordo com os nomes registrados pelos candidatos. As regras foram previamente acordadas e aceitas por todos.
Para assistir as entrevistas na íntegra, basta clicar aqui.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!