Após reunião com prefeitura, Salineira mantém ônibus para distritos de Arraial do Cabo
Auto Viação tinha anunciado o fim de duas linhas para o dia 31 de dezembro
A Prefeitura de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, confirmou que as linhas de ônibus que fazem atualmente o trajeto Arraial x Pernambuca (via Figueira) e Arraial x Figueira (via Sabiá) vão continuar circulando na cidade.
A decisão foi anunciada após uma reunião realizada nessa semana, entre o Executivo e a Salineira, empresa responsável pelo transporte público na cidade.
O assunto gerou polêmica no município, assim que a Auto Viação postou em suas redes sociais um comunicado, anunciando o encerramento das linhas que fazem o transporte para os distritos, para o dia 31 de dezembro.
A falta de repasse do governo federal e prejuízos acumulados foram as justificativas da empresa para o fim do transporte para as localidades.
Ônibus vão continuar circulando conforme decidido em reunião | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo
A Prefeitura de Arraial do Cabo disse por nota que, “o serviço será mantido até que haja novo processo licitatório para contratação de transporte para Monte Alto, Figueira e bairros adjacentes”.
A prefeitura informou ainda que vai manter o diálogo com a empresa Salineira para garantir o bem-estar da população, além de prezar por melhorias na prestação de serviços das empresas que possuem contrato com o município.
O contrato de concessão entre a Salineira e a prefeitura foi assinado em 1998.
O município informou ao Portal Multiplix que vai realizar no início de 2023, uma nova licitação para o transporte público dos distritos. O Executivo não deu detalhes sobre o motivo pelo qual este novo processo será aberto.
Já a Auto Viação Salineira disse, também por meio de nota, que está buscando soluções para o problema. Afirmou que o auxílio emergencial, criado pela Emenda Constitucional 123/2022, para socorrer as empresas operadoras do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros, não é suficiente para reequilibrar o sistema de transporte.
A empresa informou ainda que enfrenta uma grave crise financeira, há alguns anos, na operação das linhas 340 e 341.
"Com a finalidade de apresentar as definições do governo municipal para o transporte de Arraial do Cabo, foi agendada uma nova reunião, prevista para o início do mês de janeiro de 2023. Até lá, a empresa continuará prestando o serviço normalmente", destacou a nota.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.