Dirceu Tardem (PL) é eleito presidente da Câmara de Nova Friburgo e convoca sessão extraordinária
Restante da Mesa Diretora também foi escolhido; ex-presidente da Casa não tentou reeleição
A Câmara Municipal de Vereadores de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, elegeu, nesta quinta-feira, 2, a composição da Mesa Diretora da Casa Legislativa para o biênio 2025-2026. Este foi o primeiro ato oficial logo após a posse dos mandatos, que ocorreu na última quarta, 1º de janeiro.
A solenidade aconteceu no plenário da Casa e foi conduzida pelo presidente da legislatura anterior, vereador Max Bill (MDB), conforme determina o regimento interno da Câmara.
A eleição ocorreu de forma nominal, cargo a cargo.
Para a presidência, disputaram o cargo os vereadores Maiara Felício (PT) e Dirceu Tardem (PL), que foi eleito por 19 votos a dois.
Max Bill não se candidatou à reeleição e explicou sua decisão durante a sessão:
Eu gostaria muito de estar concorrendo hoje à presidência, acho que mereci pelo que eu entreguei. Mas, uma configuração, e 'aí' a política é assim, eu não estou aqui falando mal não, a política muitas vezes tem configurações, o PL elegeu seis vereadores, um prefeito que exerce uma força, tem uma influência e decidiram trocar o caminho.
Já para o cargo de 1º vice-presidente, os vereadores Cláudio Damião (PT) e Cláudio Leandro (PL) também colocaram seus nomes à disposição. O vereador do partido de Johnny Maycon (PL) foi eleito também por 19 votos favoráveis por dois contrários.
Evandro Miguel (MDB) foi eleito 2º vice-presidente. Já o vereador José Carlos Schuabb (União) foi eleito 1º secretário e Tia Karla (Republicanos) 2ª secretária, esses cargos não tiveram concorrências.
Também foram formados dois blocos partidários: um com o Partido Progressistas (PP) e União Brasil e outro entre Podemos e Solidariedade.
Os blocos partidários são importantes, pois têm papel fundamental na distribuição das vagas nas comissões permanentes, na presidência das comissões, além da ordem de escolha dos cargos na Mesa Diretora.
Vereadores já foram convocados para a 1º sessão extraordinária
Já como presidente da Câmara, o vereador Dirceu Tardem convocou os parlamentares para a primeira sessão extraordinária do biênio, marcada para esta sexta-feira, 3, às 13h.
Em pauta estão três discussões únicas de projetos, todas de autoria do Executivo, que entraram na Casa em regime de urgência:
A primeira se refere à implantação da reforma administrativa, a segunda versa sobre a autorização para abrir crédito adicional especial e efetuar transposição de dotações orçamentárias referente à Lei Orçamentária Anual (LOA) e a terceira dá autorização ao Poder Executivo para contratar operação de crédito com o Banco do Brasil, entre outros aspectos.
O vereador de oposição, Cláudio Damião (PT) externou indignação em sua rede social:
O ano mal começou e o prefeito atropela os vereadores. Ele quer que a Câmara vote a toque de caixa três projetos de grande impacto para cidade (...) um projeto complexo em que os vereadores terão menos de 12 horas para estudar a matéria. Outro, pouco claro, autoriza o prefeito a pegar um empréstimo de R$ 130 milhões de reais no Banco do Brasil. E um para remanejamento de recursos no orçamento.
O vereador chama a atenção ainda e diz: "é importante que a população acompanhe e fique atenta - os poderes deveriam ser independentes e essa atitude do Executivo não respeita os trabalhos da Câmara dos Vereadores".
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!