Motociclistas representam 41% das vítimas de acidentes atendidas no Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama
Inaugurado há um ano, o Centro de Trauma se consolidou como referência regional e já realizou mais de 1,2 mil atendimentos

O Centro de Trauma do Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, na Região dos Lagos do Rio, atendeu mais de 1,2 mil pacientes, sendo 925 vítimas de acidentes.
O que mais chama atenção nesse primeiro ano de funcionamento é o alto número de acidentes com motos. No período, esse tipo de ocorrência representou 41% dos atendimentos realizados pelo setor, totalizando 509 casos.
De acordo com a direção-geral da unidade, em 2024, foram registrados 438 acidentes com motos; 131 com automóveis, 85 quedas e 80 atropelamentos.
Somente entre janeiro e fevereiro deste ano, foram 144 atendimentos a vítimas de acidentes com motos, 42 com carros e 19 atropelamentos.
Os dados revelam uma predominância de pacientes do sexo masculino, principalmente pela maior exposição a acidentes de trânsito. A maioria é composta por adultos jovens, moradores da região ou turistas, com tempo médio de internação variando conforme a gravidade do trauma.
Em 2024, deram entrada 662 homens e 261 mulheres. Já em 2025, considerando os meses de janeiro e fevereiro, foram atendidos 189 homens e 100 mulheres.
O diretor-geral da unidade, Mário Jorge Espinhara, falou sobre o setor:
O Centro de Trauma se tornou uma referência para moradores e turistas, que não precisam mais se deslocar para outras regiões e são atendidos por uma equipe altamente qualificada e que é capaz de atuar com rapidez em casos de média e alta complexidade. Recebemos pacientes graves e com a criação do CT, nosso tempo de resposta caiu em até três horas, o que é fundamental para o bom prognóstico dos casos.
Com investimentos de R$ 2,6 milhões, o Centro de Trauma realizou 925 atendimentos em 2024 e, somente nos dois primeiros meses deste ano, 300 pacientes já foram atendidos.
Com 91 leitos, o HERC realizou, no ano passado, 26.354 atendimentos, 18.554 exames de imagem e 238.905 exames laboratoriais.
Os três municípios dos nove atendidos pelo HERC que mais encaminharam pacientes, em 2024, foram: Araruama (622), São Pedro da Aldeia (81) e Cabo Frio (71).
Essas cidades são coordenadas pela Central de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e os atendimentos feitos por equipes de emergência, com o Grupamento de Socorro de Emergência (GSE) do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ambulâncias das concessionárias de rodovias.
De acordo com a SES, é mantida a chamada Linha Vermelha, canal direto com os bombeiros e as equipes paramédicas das concessionárias de rodovias, que se comunicam com o hospital para informar a ocorrência e solicitar vaga.
Antes do encaminhamento da pessoa acidentada, o CT confirma informações, dados pessoais, tipo de acidente, identifica lesões, sinais vitais e o tratamento mais indicado.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!