Chuvas provocam transtornos em Teresópolis, Bom Jardim e Nova Friburgo; veja balanço
Bonsucesso, distrito de Teresópolis, registrou 118,52 mm de chuva; dez pessoas ficaram desalojadas na cidade
As chuvas do último fim de semana resultaram em uma série de transtornos na Região Serrana do Rio. Entre os municípios afetados estão Teresópolis, Bom Jardim e Nova Friburgo.
Veja a seguir o balanço das ocorrências registradas:
Bom Jardim
Na noite de sexta-feira, 8, a Defesa Civil de Bom Jardim alertou para dois deslizamentos na cidade.
O primeiro registro foi no bairro Alto de São José, onde um veículo foi soterrado em uma garagem e outro arrastado. A segunda ocorrência foi em São Miguel, na rua João Jacinto de Carvalho, onde um muro desabou, atingindo vários veículos.
O maior volume de chuva na cidade foi registrado no distrito de São José do Ribeirão, com 119,8 mm.
Segundo a instituição, não houve registros de vítimas, desalojados ou desabrigados. Além disso, os abrigos não foram abertos, nem as sirenes foram acionadas:
Estamos com nosso Plano de Contingência atualizado e toda equipe de sobreaviso para atuar nos eventos de anormalidades.
Chuva na sexta-feira, 8, causou dois deslizamentos no município | Foto: Reprodução/Prefeitura de Bom Jardim
Teresópolis
De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil de Teresópolis, já na sexta-feira, o município registrou quatro ocorrências: um deslizamento, na rua Governador Roberto Silveira, em São Pedro; uma árvore com suposto risco, na rua Alfredo Rebello Filho, no Alto; outra árvore com suposto risco, na estrada Santa Rita, em Cruzeiro, no 2º Distrito; e alagamento, em Bonsucesso, no 3º Distrito.
O distrito de Bonsucesso, na zona rural da cidade, teve o maior registro de chuvas, com 118,32 mm.
Após as chuvas da noite de sexta, a prefeitura comunicou que iniciou a limpeza das ruas e vias de Teresópolis na manhã de sábado, 9, no interior do município, em Bonsucesso, para a desobstrução e manutenção das vias públicas.
Prefeitura iniciou a limpeza das ruas e vias de Teresópolis, especialmente no interior do município, em Bonsucesso | Foto: Reprodução/Prefeitura de Teresópolis
No sábado, a prefeitura divulgou mais três casos: uma queda de árvore na estrada Teresópolis-Friburgo, em Vargem Grande; um deslizamento na rua Manoel Sebastião Canto, em Bonsucesso; e um deslizamento também na estrada Teresópolis-Friburgo, dessa vez na Serra de Vieira, no 3° Distrito.
Por conta dessas ocorrências, a Defesa Civil formalizou três termos de interdição cautelar.
Ainda no sábado, dez pessoas ficaram desalojadas, sendo quatro menores de idade. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, 19 adultos, oito crianças e quatro adolescentes precisaram de atendimento.
Assim como na sexta, Bonsucesso teve o maior índice pluviométrico em 24 horas no sábado. Dessa vez, o volume chegou a 118,52 mm, seguido por Serra do Capim, com 103,96 mm.
Na tarde de hoje, 11, o governo do estado informou que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) mobilizou, durante o fim de semana, duas escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira, um bobcat, um caminhão pipa e três caminhões para as localidades do Rio Formiga e Rio Preto e para a região de Bonsucesso e vias próximas.
Segundo a nota, as equipes do Inea liberaram pontos de bloqueio nas vias de produtores rurais e removeram lama acumulada em pontos baixos.
A previsão é de que, nos próximos dias, o instituto siga atuando nas remoções de material de enchente descartado, na lavagem das vias onde já foram removidos volumes de lama e no desassoreamento dos pontos de gargalos do Rio Preto.
Nova Friburgo
Entre a noite de sexta-feira, 8, e a tarde de sábado, 9, a Defesa Civil de Nova Friburgo atendeu a um total de dez ocorrências decorrentes da chuva. Segundo a prefeitura, foram "todas de pequeno porte, sem vítimas ou maiores transtornos".
Entre as principais ocorrências, foram registrados quatro deslizamentos de barreira: na RJ-150, na Chácara do Paraíso; na rua Paulo Tarso, na Lagoa Seca; rua Mac Níven, no Centro; e na rua Fagundes Varela, também no Centro.
Deslizamento de barreira na RJ-150, no bairro Chácara do Paraíso | Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Friburgo
Além disso, houve três quedas de árvores, uma na rua Thomas Edson, no Vale dos Pinheiros; outra na rua Bangu, na Ponte da Saudade; e uma ainda na Peri Valentim, no Parque Dom João VI.
Para se preparar para o período de chuvas, o município informou que:
A Defesa Civil está em fase final de atualização do seu Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, que será apresentado em breve à sociedade friburguense.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!