Miss RJ é de Teresópolis e vai disputar concurso Miss Brasil Plus Size: 'Não existe padrão de beleza'
Evento acontece neste mês em Alagoas. Conheça a história de Hayssa Rodrigues
Ela já está quase de malas prontas para seguir viagem para Maceió, Alagoas, onde vai concorrer a Miss Brasil Plus Size, representando o estado do Rio de Janeiro. Hayssa Rodrigues, uma teresopolitana de 29 anos, é a Miss Rio de Janeiro que se encantou pela moda aos 13 anos.
Um amigo meu me convidou para desfilar quando era bem jovem e quase desisti, porque fui criticada pelo meu peso. Sempre fui plus size e não fosse pelo incentivo desse amigo, eu nem tinha começado.
Hayssa, que mora até hoje em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, reforça a importância do estímulo que vem das pessoas próximas para quem sofre de preconceito por ter um corpo acima do peso.
Um dos maiores desafios que encontrei, sem sombra de dúvidas, foi a aceitação, porque as pessoas têm preconceito. Não tive apoio no início e muitas vezes chorei, e outras, senti vontade de desistir.
'A vida não se resume no manequim 36', afirma a Miss Rio de Janeiro | Foto: Hayssa Rodrigues/Arquivo pessoal
E foi através de uma outra pessoa que a entusiasmou, que Hayssa voltou para o mundo da moda, como modelo plus size. Um amigo fotógrafo fez um convite para que ela fizesse algumas fotos e disse: “Você leva jeito para a coisa”. Foi o impulso que ela precisava para fazer parcerias e começar o trabalho como modelo nesse setor com grande potencial:
Não existe padrão de beleza, existem pessoas que determinam os padrões. A vida não se resume no manequim 36 e o mais importante é a pessoa se aceitar como ela é, seja branca, negra ou amarela, gorda ou magra. A melhor coisa é ser feliz, no corpo que ela tiver.
Foi no ano passado que Hayssa resolveu entrar pela primeira vez num concurso de miss. Ela afirma que isso fortaleceu a autoestima dela e trouxe reconhecimento, depois de um histórico de rejeição e bullying durante a infância e adolescência:
Estou indo para esse concurso não só pela faixa e pela coroa de miss, mas pelo conhecimento e preparação para ajudar outras mulheres a buscar reconhecimento e encorajá-las a exigir respeito e mostrar que são mulheres que valem a pena serem conhecidas.
Concurso fortaleceu a autoestima de Hayssa Rodrigues | Foto: Hayssa Rodrigues/Arquivo Pessoal
O concurso de Miss Brasil Plus Size 2022 vai acontecer entre os dias 12 e 16 em Maceió, no estado de Alagoas. O evento será dividido em três categorias – Curvy (até o manequim 46), Plus Size (acima do manequim 46) e Lady (mulheres acima de 49 anos).
De acordo com a organização do evento, essa edição promete ir além da moda, focando também em pautas como encorajamento feminino e desenvolvimento dos aspectos pessoal e profissional. O empreendedorismo também será abordado através de palestras.
E Hayssa Rodrigues, que se considera uma 'teresopolitana raiz', tem uma torcida grande na cidade. Nesta semana, o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, postou no seu perfil em uma rede social a foto da miss Rio de Janeiro, divulgando o concurso de Miss Plus Size.
Desejamos muito sucesso para ela e que leve muito longe o nome de Teresópolis. Estaremos todos torcendo muito por sua vitória!
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.