Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Inea resgata casal de cobras em 'cena curiosa' no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo

Dupla de Caninanas acasalava no momento em que guarda-parques chegaram para o resgate

Por Rômullo Espíndola
Com informações do Inea
25/04/25 - 16:17
Inea resgata casal de cobras em 'cena curiosa' no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo Casal de cobras pertence a uma espécie "não peçonhenta e em bom estado de conservação" | Foto: Divulgação/Inea

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) resgatou, nessa quinta-feira, 24, duas cobras Caninanas, da espécie Spilotes pullatus, que copulavam embaixo da cama de uma residência no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

A equipe de guarda-parques da Área de Proteção Ambiental Estadual Macaé de Cima foi acionada por moradores, deparou-se com a cena curiosa e realizou a captura dos animais, que foram encaminhados para avaliação médica veterinária.

O casal foi reintroduzido na natureza logo em seguida pelo grupo de resgate.

No vídeo divulgado pelo Inea, é possível ver o momento em que os guarda-parques resgatam as Caninanas:

O casal de cobras foi resgatado pela especialista e guarda-parque Izenita Brum. Além disso, pertence a "uma espécie não peçonhenta e está em bom estado de conservação, com distribuição que ocorre desde a América Central à América do Sul".

A Caninana, conhecida por sua agilidade, pode atingir até 2,5 metros de comprimento e, apesar da cena curiosa, conta com um comportamento solitário, alimentando-se de pequenos animais como lagartas e sapos.

O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, explica o que fazer em situações envolvendo animais silvestres:

É sempre importante manter a calma, respeitar o espaço do animal e acionar imediatamente a equipe do parque mais próximo, que sempre será capacitada para realizar o manejo adequado em situações como esta.

O secretário destaca que os guarda-parques também auxiliam a população em áreas próximas, quando há presença de animais silvestres em ambientes domésticos.

Sobre a unidade de conservação

Com 35.037 hectares, a APA Estadual de Macaé de Cima está localizada em Nova Friburgo.

A unidade de conservação foi criada em 2001 para preservar sobretudo as bacias dos mananciais existentes: rios Macaé de Cima, Bonito, das Flores, Santo Antônio e demais afluentes, além de conservar remanescentes da vegetação da Serra do Mar.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.