Nova Friburgo e Teresópolis terão hotéis de bandeira internacional com previsão de inauguração até 2027
Projetos levam a assinatura de Thomas Michaelis, referência em arquitetura hoteleira na América Latina, à frente do escritório Michaelis Arquitetura

O turismo da Região Serrana do Rio vem ganhando mais força com empreendimentos voltados para o setor. Dessa vez, o investimento será em torno de R$ 80 milhões na construção de dois hotéis de bandeira internacional.
Outros negócios também serão lançados até 2029, entre construções e aquisições.
O anúncio da unidade de Nova Friburgo foi feito nessa quarta-feira, 16, em São Paulo, onde ocorreu a assinatura do contrato com a rede Accor para o hotel corporativo, com a presença do prefeito da cidade, Johnny Maycon (PL), e o secretário municipal de Turismo, Renan Alves.
A unidade de Teresópolis já está em construção e, segundo a empresa responsável, as obras avançam a todo vapor.
Unidade de Nova Friburgo
O novo empreendimento hoteleiro, com a assinatura do ibis Styles Nova Friburgo, é uma parceria entre a Accor, líder global em hospitalidade, e a Gênesis Empreendimentos.
O projeto, previsto para ser inaugurado em 2027, será erguido no Espaço Arp que ocupa as antigas instalações da histórica Fábrica de Rendas Arp.
De acordo com a Accor, o ibis Styles Nova Friburgo contará com 140 quartos, oferecendo acomodações modernas, com design confortável para os hóspedes.
O hotel terá academia, restaurante, lobby bar e vista panorâmica para as montanhas da região. Com uma área de eventos com quatro salas amplas e modernas, o local também será uma opção atraente para quem busca um espaço para reuniões, conferências e eventos corporativos.
Além disso, a unidade contará com o WOJO – um serviço de coworking oferecido nas áreas comuns dos hotéis Accor, como o lobby, bares e restaurantes.
O projeto leva a assinatura de Thomas Michaelis, referência em arquitetura hoteleira na América Latina, responsável pelo escritório Michaelis Arquitetura.
A construção será realizada em parte do atual estacionamento do Espaço Arp, voltado para a avenida Conselheiro Julius Arp, otimizando o uso da área sem comprometer a mobilidade e o acesso ao restante do empreendimento.
Henrique Martins, Diretor Regional de Desenvolvimento da Accor Brasil na divisão Premium, Midscale & Economy, comenta sobre o novo projeto do grupo:
Estamos felizes com este novo projeto em Nova Friburgo, que será o 30º hotel da Accor no Estado do Rio de Janeiro, e o segundo da marca ibis Styles na Região Serrana, consolidando a expansão de nosso portfólio na região. Nosso objetivo é trazer os padrões de qualidade característicos da nossa rede para Nova Friburgo, oferecendo aos hóspedes a hospitalidade pela qual a Accor é reconhecida.
O investidor do hotel é a Gênesis Empreendimentos, construtora e incorporadora de Teresópolis com 14 anos de história e mais de 20 projetos entregues na Região Serrana do Rio. A empresa também é investidora do já anunciado ibis Teresópolis que será inaugurado em 2026.
Rogério Branco, CEO da Gênesis, comentou a satisfação de trazer o empreendimento para o município:
Estamos muito animados com a chegada da Gênesis a Nova Friburgo. A cidade tem uma vocação turística crescente e um grande potencial para o setor de hospitalidade, mas ainda carece de uma oferta de hospedagem mais robusta. Identificamos essa demanda e entendemos que um hotel internacional será um diferencial importante, tanto para o turismo quanto para o desenvolvimento econômico da região.
O empreendimento deve gerar 40 empregos diretos na cidade, que é conhecida por atrair turistas esportivos, de lazer e negócios, além de amantes da natureza.
A operação ficará a cargo da Haz Hotelaria, empresa carioca especializada em gestão imobiliária e operações hoteleiras, com mais de 15 anos de experiência em hotéis de lazer e pousadas de alto padrão em quatro estados brasileiros.
Teresópolis
As obras de retrofit no prédio que vai abrigar o ibis Styles Teresópolis já estão ocorrendo e o hotel, também um investimento da Gênesis Empreendimentos, está previsto para ser inaugurado em 2026.
O resultado esperado é que todo o ecossistema do turismo local se beneficie da projeção do destino, não apenas a rede hoteleira, mas também o comércio, a gastronomia e o setor de serviços.
Rogério também falou sobre as oportunidades na cidade:
A construção e operação de um hotel dessa magnitude movimentam a economia desde a fase inicial do projeto. Durante as obras, temos a geração de 50 empregos diretos e indiretos e, após a inauguração, estimamos cerca de 30 vagas de emprego nas áreas de recepção, serviços gerais, gastronomia e administração. Além disso, está comprovado que um hotel do porte do ibis movimenta mais de trinta setores da cadeia econômica local, por exemplo, fornecedores de alimentação, transporte e outros.
Outro aspecto que Rogério ressalta é o esperado aquecimento da economia do Centro:
Atualmente, o turismo na cidade fica restrito à região do Alto, onde estão grande parte dos atrativos urbanos. Ter um empreendimento hoteleiro do porte do Ibis Styles na ponta oposta da cidade, nos acessos tanto para Petrópolis como para Nova Friburgo, democratiza o turismo, traz fluxo turístico e econômico para uma região que costuma ficar fora do roteiro dos visitantes da cidade.
A presença de uma rede internacional com infraestrutura corporativa também estimula o turismo de negócios e eventos. Teresópolis passa a ser uma opção viável para convenções, congressos e encontros empresariais, fortalecendo ainda mais a economia local.
Inspirado na Serra dos Órgãos e com homenagens a grandes montanhistas, o ibis Styles Teresópolis também promete dar uma "nova cara" à região no edifício, onde funcionou a Casa de Saúde.
O projeto também é assinado pelo arquiteto Thomas, que explica a ideia:
O projeto arquitetônico do Ibis Styles Teresópolis se inspira nas montanhas que cercam Teresópolis, mas sem recorrer ao óbvio. Em vez de simplesmente replicar os contornos da paisagem, a proposta busca traduzir a imponência e a fluidez das formas naturais em uma estrutura moderna e sofisticada. O design privilegia materiais e tons que se integram harmoniosamente ao ambiente serrano, proporcionando uma experiência visual e sensorial única. Dessa forma, o hotel não apenas se adapta ao cenário, mas também o reinterpreta de maneira inovadora, reforçando a identidade da cidade como um destino de charme e elegância.
O hotel contará com 120 amplas suítes, um lounge bar, moderna estrutura de coworking, salas de reunião, ambientes para treinamentos e eventos sociais, além de um espaçoso auditório para eventos corporativos. Pensando no menor impacto para a região, também está previsto um estacionamento para hóspedes e visitantes.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!