Morre Cid Moreira, um dos maiores nomes do jornalismo e da TV brasileira, aos 97 anos, em Petrópolis
O apresentador estava internado há 29 dias e tratava uma pneumonia e um problema renal
O apresentador e jornalista Cid Moreira morreu por volta das 8h desta quinta-feira, 3, aos 97 anos. Ele estava internado há 29 dias no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, onde tratava uma pneumonia e um problema renal.
A notícia foi confirmada pela esposa de Cid, Fátima Sampaio, em entrevista ao programa 'Encontro' da Rede Globo, emissora onde Cid trabalhou por décadas e se tornou um dos maiores nomes do jornalismo e da TV brasileira:
Não contei para ninguém [sobre a internação] por privacidade. Passamos o aniversário dele, no último domingo [29], com ele no hospital. Ele me disse: 'Estou cansado, é muita luta. Meu corpo está cansado. Os últimos anos têm sido difíceis'.
Ao Portal Multiplix, na tarde desta quinta-feira, 3, o Hospital Santa Teresa enviou uma nota sobre o falecimento de Cid:
O Hospital Santa Teresa confirma o falecimento do jornalista Cid Moreira, às 8h desta quinta-feira, dia 3 de outubro. Ele estava internado há 29 dias e o óbito foi em decorrência de insuficiência renal crônica agudizada, distúrbio eletrolítico e falência múltipla de órgãos.
A última vez que Cid Moreira apareceu ao público foi por meio de um vídeo publicado em seu Instagram, lamentando a morte do também ícone da TV brasileira, Silvio Santos, no dia 17 de agosto.
Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes. O icônico apresentador nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba, em São Paulo, no ano de 1927. Ele havia completado 97 anos no último domingo, dia 29.
De acordo com o grupo Globo, onde trabalhou boa parte da vida, Cid Moreira será velado no Parque Municipal de Petrópolis, cidade onde vivia, já nesta tarde de quinta, 3. No fim do dia, o corpo do apresentador será levado para o Rio de Janeiro, no Palácio Guanabara, com cerimônia aberta ao público. O enterro será na sexta-feira, 4, em Taubaté, onde ele nasceu.
Repercussão
Algumas horas após a confirmação da morte de Cid Moreira, autoridades, instituições, celebridades e colegas de profissão prestaram homenagens nas redes sociais. Um deles foi o atual presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva:
Com tristeza, o Brasil se despede nesta quinta-feira, 3 de outubro, de uma das personalidades mais conhecidas da história do nosso jornalismo e da televisão, com o falecimento de Cid Moreira, aos 97 anos. Meus sentimentos aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Cid Moreira. Seu legado no jornalismo e na televisão brasileira sempre será lembrado.
O Supremo Tribunal Federal (STF) também publicou uma nota de pesar pela morte do jornalista. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, desejou conforto aos amigos e familiares do apresentador da TV Globo:
Com a partida de Cid Moreira, o Brasil perde uma de suas principais vozes. Jornalista experiente, levou ao Brasil algumas das mais relevantes notícias dos nossos tempos. Lembrar do 'Boa noite' de Cid Moreira é rememorar alguns dos melhores anos de minha vida. Desejo conforto aos amigos e familiares.
Colega de profissão, a jornalista Patrícia Poeta prestou homenagem a Cid Moreira em seu perfil oficial no Instagram. A atual apresentadora do programa 'Encontro' falou sobre a importância de Cid para os profissionais de comunicação de todo o país ao longo da história:
Cid, falar de você é falar da história do jornalismo, falar da minha história e de muitos outros que vieram nessa estrada que você pavimentou. Você é nossa referência de profissionalismo e de trajetória, afinal, quem nunca respondeu ao 'boa noite' mais famoso da TV brasileira? Hoje, nos despedimos de você sabendo que deixa um legado enorme e que sua voz inconfundível estará sempre presente em nossa mente e em nossos corações. Obrigada por tanto.
O também colega de profissão, Márcio Gomes, ex-apresentador da TV Globo e atualmente na CNN Brasil, relembrou momentos ao lado do "ídolo":
O que havia de simbólico ao encontrar com ele (por tudo que trouxe de memória, de começo de carreira, de impostação e interpretação no trabalho), tinha também de concretizar que, um dos melhores profissionais do Brasil por trás de um microfone, era simpático. A voz de trovão era doce! Me elogiou das vezes em que apresentei o JN, das reportagens que fiz. Não esqueceremos nunca. Boa noite, Cid! Descanse em paz.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também lamentou a morte de Cid. Em homenagem ao ícone do jornalismo brasileiro, a CBF decretou um minuto de silêncio em todos os jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro que serão realizados nesta noite.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!