Nova Friburgo amanhece com ruas quase vazias; idosos são a maioria fora de casa
Realidade no domingo também foi similar. Cenário de cidade quase “fantasma” mostra adesão de boa parte dos friburguenses à recomendação de que as pessoas devem ficar em casa
Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, amanheceu praticamente vazia nesta segunda-feira, 23. Nas ruas, eram poucos carros circulando e quase ninguém andando pelas calçadas nesta manhã. O comércio está proibido de funcionar, salvo os setores essenciais, como supermercados e farmácias. E o cenário de cidade quase “fantasma” mostra que a maioria da população adere, cada vez mais, à recomendação para que as pessoas fiquem em casa.
Na Ponte de Saudade, estrada por onde costumam passar muitos carros, caminhões e ônibus totalmente vazia na manhã desta segunda | Foto: Alisson Dutra
Terminal Rodoviário Sul está fechado | Foto: Alisson Dutra
Na área central do bairro Ponte da Saudade, porta de entrada para o município e que concentra indústrias têxteis e diversas lojas de moda íntima, não havia quase ninguém nas ruas por volta das 10h.
O Terminal Rodoviário Sul está fechado desde a noite da última sexta-feira. No ponto de ônibus que fica em frente ao local, apenas duas pessoas aguardavam por um coletivo.
Viaduto Geremias de Mattos Fontes, bastante movimentado em dias comuns, sem carros na manhã desta segunda | Foto: Alisson Dutra
O Viaduto Germias de Mattos Fontes, que liga o Paissandu ao bairro Ypu e que costuma ter trânsito intenso em diversos momentos do dia, praticamente não tinha carro trafegando.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Apesar de boatos, prefeitura reafirma que não há casos confirmados de covid-19 em Friburgo Prefeitura de Friburgo determina fechamento de indústrias e comércios a partir desta segunda AO VIVO: as últimas notícias sobre o coronavírus
No Centro, a situação era similar. Um cenário bem diferente do normal, mesmo para uma segunda-feira, quando funciona a chamada Semana Inglesa, quando a maioria do comércio só abre as portas a partir das 13h, o que normalmente diminui a movimentação pelas vias no início do dia.
Comércio amanheceu fechado no Centro de Nova Friburgo | Foto: Alisson Dutra
Idosos sentados em banco da praça Getúlio Vargas ignoram pedido para que todos fiquem em casa | Foto: Alisson Dutra
Início da campanha de vacinação contra a gripe pode estar por trás do grande número de idosos nas ruas do Centro de Friburgo nesta segunda | Foto: Alisson Dutra
Hoje, teve início a campanha de vacinação contra a gripe. Esta semana, o foco é em pessoas com mais de 70 anos, o que pode ajudar a explicar a grande quantidade de idosos, que é o principal grupo de risco para coronavírus, circulando pelo Centro desde cedo.
No domingo, ruas e avenidas ficaram vazias e com aspecto de cidade “fantasma”, como registrou o fotógrafo João Luccas Oliveira.
Avenida Alberto Braune vazia no último domingo | Foto: João Luccas Oliveira
Avenida Galdino do Valle Filho completamente sem movimento no fim da tarde de domingo | Foto: João Luccas Oliveira
A recomendação e a orientação das autoridades de saúde é para que toda a população fique em casa a fim de evitar a propagação da epidemia de covid-19. Lembrando que Nova Friburgo ainda não teve caso confirmado da doença.