Nova Friburgo e Teresópolis seguem com risco de tempestade, segundo Inmet; confira a previsão do tempo
Com as chuvas da última segunda-feira, Teresópolis teve mais de dez pontos de alagamento
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para o perigo de tempestade em Nova Friburgo e Teresópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro, até às 10h de quarta-feira, 4.
De acordo com o aviso meteorológico, as cidades podem registrar chuvas de até 100 milímetros e ventos intensos de 60 a 100 km/h nos próximos dias, "devido às instabilidades provocadas pela aproximação de um sistema frontal no oceano".
A nota também aponta para o risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta que até quinta-feira, 5, "o tempo continuará instável, com previsão de chuva a qualquer momento". Neste período, a previsão é que ocorram altos acumulados de chuva com raios e rajadas de vento moderado a forte em todo o estado do Rio.
Na manhã desta terça-feira, 3, a Defesa Civil de Nova Friburgo também emitiu alerta sobre a previsão de pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte para a cidade, válido até esta quinta-feira.
No comunicado, a entidade indicou que a população proteja documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido e coloque em lugares altos os móveis e utensílios.
A Defesa Civil recomenda ainda que:
Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia e feche o registro de entrada de água. Feche bem as portas e janelas. Se houver risco de deslizamentos na área de sua residência, fique atento a qualquer sinal de trincas no terreno ou rachaduras nas paredes. Procure ficar em local seguro.
Ocorrências
Com as chuvas da última segunda-feira, 2, a Defesa Civil de Teresópolis registrou apenas uma ocorrência: uma enxurrada de lama na rua Estado da Guanabara, em Araras.
No entanto, cerca de 13 pontos da cidade ficaram alagados, e seis sirenes foram acionadas, sendo duas no bairro Coréia, duas no Quinta Lebrão e duas no Rosário.
De acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura de Teresópolis na manhã desta terça, essas localidades registraram os maiores índices nas estações pluviométricas. Em uma hora, Coréia teve 52,2 milímetros de chuva; Quinta Lebrão, 49,8 milímetros; e Rosário, 41,2 milímetros.
Já em Nova Friburgo, não houve registro de ocorrências pela Defesa Civil, mas um incêndio provocado por um raio no bairro Cascatinha chamou a atenção na noite de segunda-feira.
Recomendações em caso de emergência
Em caso de emergência, obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sedec-RJ) orienta os moradores de áreas de risco a ficarem atentos aos alertas sonoros.
No caso de acionamento das sirenes, é necessário deslocar-se para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil de cada município.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!