Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Hemocentro de Nova Friburgo é parcialmente interditado pela Defesa Civil e ambulatório segue fechado

Doações de sangue estão sendo realizadas em um espaço reduzido devido ao início das intervenções; pacientes serão reagendados

Por Kessia Coutinho
26/03/25 - 11:23
Hemocentro de Nova Friburgo é parcialmente interditado pela Defesa Civil e ambulatório segue fechado Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins funciona no prédio anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Após uma vistoria realizada pela Defesa Civil no prédio do Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, na última quinta-feira, 19, parte do imóvel precisou ser interditada.

Foram "identificadas algumas patologias em sua estrutura e a necessidade de obras", como destaca o secretário de Defesa Civil, Evi Gomes:

A gente vem monitorando e, na última vistoria realizada, verificamos avanço nessas patologias, onde decidimos de forma preventiva, para evitar qualquer risco, interditar parte dessa edificação.

Segundo a prefeitura, a Defesa Civil empregou técnicas de engenharia para o monitoramento da área. A medida é preventiva e corresponde a um terço da área total de funcionamento:

O prédio anexo não apresenta patologias e, portanto, segue sendo utilizado com segurança. Diante da situação, soluções de engenharia serão usadas para sanar o problema.

De acordo com a informação divulgada com o comunicado de interdição, a unidade estaria fechada para adequação na sexta-feira, 21, e voltaria a funcionar na segunda-feira, 24.

Mas, não foi o que aconteceu. Quem precisou utilizar o serviço do ambulatório foi surpreendido, como no caso de Dirceu Thomaz, morador de Trajano de Moraes, que só soube que a unidade estaria fechada ao chegar no local:

Eu moro em um município vizinho a Nova Friburgo e fui informado que todo o prédio estaria interditado, sem sequer nos ser avisado previamente e na alternativa de resolução do problema fui direcionado para o CTU do Hospital Municipal Raul Sertã (...). Fiz a ficha, aguardei duas horas para triagem até ser encaminhado ao ambulatório do CTU e receber a informação que somente no Hemocentro faz esse tipo de procedimento. Isso é falta de respeito com o ser humano, fica meu desabafo por tanta negligência!

A reportagem procurou a prefeitura para obter mais informações sobre o fechamento da unidade e sobre os pacientes que não conseguiram atendimento na segunda-feira, 24. Por meio de nota, o Executivo municipal informou que o ambulatório permanecerá fechado ao longo desta semana:

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo informa que o ambulatório do hemocentro retomará suas atividades na próxima semana. O serviço precisou ser temporariamente suspenso para que o local pudesse abrigar a coleta de sangue, garantindo a continuidade desse atendimento essencial.

De acordo com a pasta, a equipe do hemocentro está entrando em contato com os pacientes para o reagendamento das consultas do ambulatório e informou que os estoques de sangue estão dentro da normalidade.

Já o serviço de coleta de sangue permanece no prédio anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, em um espaço reduzido, com entrada pela lateral, por conta do início da preparação para as obras.

Ainda segunda a secretária, futuramente o hemocentro será transferido para um novo local para que sejam realizados todos os reparos necessários na estrutura.

Danielle Gonçalves, coordenadora administrativa do espaço, reforça a continuidade das doações:

Em breve vamos divulgar o nosso novo local para atendimento. Aguardo você para realizar a sua doação de sangue.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.