Ponte do Encontro dos Rios será interditada a partir desta terça
As interdições na ponte de acesso acontecem entre os dias 15 e 17 de janeiro e também entre 22 e 24
O Encontro dos Rios, um dos pontos turísticos mais procurados no verão em Lumiar, 5º distrito de Nova Friburgo, será interditado nesta e na próxima semana para obras na ponte, que também dá acesso à Toca da Onça e Aldeia Velha. A interdição será entre os dias 15 e 17 de janeiro, e na semana seguinte, entre os dias 22 e 24 de janeiro, terça e quarta-feira.
A Secretaria Municipal de Obras será responsável por fazer a substituição das vigas e dos 200 pranchões de madeira que apresentavam rachaduras em sua estrutura, com o orçamento de R$ 36.298,00, material adquirido por meio de licitação.
Segundo a presidente da Associação de Moradores da Amigos de Lumiar (AMA), Silvia Falcz, a obra era pra estar pronta antes do verão. “O primeiro laudo da ponte feito pela Defesa Civil saiu em agosto e era para a prefeitura ter feito as obras em outubro para evitar o impedimento do acesso durante o movimento turístico do verão”, diz.
Nos períodos de interdição, o acesso de veículos e pedestres estará suspenso. Como rotas alternativas, há o percurso pela estrada de Galdinópolis e por Santiago, na altura do km 19,5. De acordo com a Secretaria de Obras, também há a opção do trecho que liga a Toca da Onça a Rio Bonito, que passou por reparos na última quinta-feira, 10 de janeiro.
De acordo com a presidente da AMA, a passarela do Encontro dos Rios tem cerca de 50 anos e apresentava rachaduras nos pilares da estrutura e pranchões de madeiras soltos, causando riscos para a população local e turistas que frequentam a região.