Festa japonesa das cerejeiras em flor vai encantar Nova Friburgo no fim de semana; conheça a tradição do Hanami
Cidade plural conserva cultura e costumes dos povos de dez países colonizadores
A Colônia Japonesa de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, vai promover neste sábado, 20, das 10h às 18h, e domingo, 21, das 10h às 17h, a tradicional Festa das Cerejeiras (Hanami), que representa a feminilidade, felicidade, renovação e o amor.
A comemoração contará com inúmeras atrações, voltadas para a gastronomia típica japonesa, arte, cosplay, música, apresentações de Taiko, Bon Odori, sorteio de brindes, jogos interativos de madeira e espaço Shiatsu.
O evento vai acontecer na Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira, na RJ-130 (estrada Friburgo-Teresópolis), com pratos a partir de R$ 15 e entrada gratuita.
Colônia japonesa mostra sua cultura em festa do Hanami | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Nova Friburgo é um município colonizado por povos de dez nações, que são, além do Japão, Suíça, Alemanha, Áustria, Espanha, Pan-Africana, Hungria, Itália, Líbano e Portugal.
Algumas das características e peculiaridades desses países podem ser conhecidas na Praça das Colônias, no centro, por meio das culturas e costumes mantidos por descendentes das famílias que chegaram há séculos na cidade.
O que é Hanami?
No Japão, as festas para admiração da sakura, a 'cerejeira em flor', são muito populares. O ritual se deve à efemeridade da floração, que costuma durar, no máximo, duas semanas.
A palavra Hanami significa 'contemplação das flores de cerejeira'.
Em Nova Friburgo, a tradição ao modo original do Japão, com as famílias reunidas sob as cerejeiras, fazendo uma refeição, um lanche, como um piquenique, teve início durante a década de 90.
Hanami significa ‘contemplação das flores de cerejeira’ | Foto: Divulgação/Colônia japonesa
Festa das Cerejeiras em Friburgo
Segundo o diretor de comunicação da colônia japonesa de Nova Friburgo, Yukio Inaba, as primeiras mudas de cerejeiras que chegaram à cidade foram trazidas de São Paulo em 1975, pelo senhor Matsuoka, que queria relembrar sua infância e juventude vividas no Japão.
Yukio Inaba explicou como a festa cresceu e se expandiu para toda a comunidade friburguense:
Nos primeiros anos do Hanami, participavam apenas familiares e os amigos mais próximos. Com o passar do tempo, amigos foram convidando amigos, até que o espaço disponível deixou de comportar a quantidade de participantes.
A colônia japonesa passou a organizar o evento todos os anos. Até 2016, a festa era realizada apenas aos sábados.
Com o crescente aumento dos visitantes, foi decidido que a programação também seria realizada aos domingos.
Em entrevista à TV Multiplix, Yukio falou sobre a tradição da festa e a programação deste ano. Confira:
Hanami 2024
Datas: sábado, 20, e domingo, 21.
Pratos: a partir de R$ 15.
Local: av. Antônio Mário de Azevedo, nº 6.785 (estrada Friburgo-Teresópolis) – Pesquisar por 'ACENBNF KAIKAN' no Google Maps para ter a localização precisa.
Entrada: gratuita e sem cobrança da taxa de estacionamento.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!