Festa Literária de Nova Friburgo começa após as eleições e terá foco na produção literária feminina
Durante quatro dias, Flinf terá mais de 30 atividades gratuitas
A Flinf – Festa Literária de Nova Friburgo - vai direcionar seu olhar para a mulher esse ano. O evento acontecerá na próxima semana, nos dias 3, 4, 5 e 6 de novembro, em alguns pontos da cidade, na Região Serrana do Rio.
Toda a programação é gratuita para o público e exalta a produção artística feminina, com foco no universo literário, da leitura à escrita. A classificação é livre, sujeita à lotação.
O evento, que chega a quarta edição, conta com mais de 30 atividades (entre mesas, contação de histórias e lançamentos de livros) e será realizado no Cadima Shopping, na Usina Cultural Energisa, na Praça Dermeval Barbosa Moreira e na Livraria Macondo, todos os locais no centro da cidade.
A abertura oficial do evento será na quinta-feira, dia 3, a partir das 18h, no Cadima Shopping, com a exposição de microcontos “60 piscadelas”, do coletivo ‘Para Ler num piscar de olhos'.
Nesse mesmo dia, às 19h, a Flinf receberá a desembargadora Andrea Pachá para um papo na Usina Cultural sobre literatura e alteridade: “quando o amor acaba”, baseado no “A vida não é justa”, que terá edição comemorativa de 10 anos, com lançamento em dezembro. As novas histórias incluem os conflitos pós-pandemia e pós-redes sociais.
Na sexta, dia 4, a programação começa às 9h, com o lançamento do livro “Não me toca, seu boboca!”, da escritora argentina Andrea Taubman, na Usina Cultural Energisa.
A autora pesquisou, durante anos, sobre o tema assédio sexual na infância para escrever de forma didática e segura aos pequenos.
No mesmo dia, às 14h, o Império das Negas, realizará um papo sobre tranças e cultura, e às 20h, acontecerá o Baile Charme, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.
Pela primeira vez, o local vai contar com uma programação de sexta a domingo, com contação de histórias, lançamentos de livros, shows e debates.
Também nessa sexta, dia 4, Carol Canegal, pesquisadora do Observatório da Branquitude, e Marcia Lobosco, autora da dissertação sobre professoras negras na “suíça brasileira”, batem um papo sobre racismo, às 18h30, na Usina Cultural Energisa.
No sábado, dia 5, a professora e jornalista Fernanda da Escóssia, autora da tese “Invisíveis: uma etnografia sobre brasileiros sem documento” – tema do Enem 2021, bate um papo sobre seu livro, às 17h, na Usina Cultural Energisa.
Outra convidada da Flinf é a jornalista Consuelo Dieguez. A friburguense conversa sobre o livro recém-lançado “O ovo da serpente” (Companhia das Letra), que detalha as origens da nova direita brasileira e sua ascensão ao poder. Também será no sábado, dia 5, na Usina Cultural Energisa.
No último dia do evento, domingo, 6, às 16h, haverá contação de histórias com a peruana Rosana Roteagui, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.
“Na trama dos cabelos renascemos” é um espetáculo para adultos, com quatro narrativas a partir da tradição oral, trazendo reflexões sobre o aspecto feminino.
A Flinf 2022 é quase toda feita por mulheres, na produção, realização e curadoria de Maria Fernanda Macedo. As imagens de arte foram produzidas por Lua Soares, a Lalin, e a realização é da produtora Genipapo.
As inscrições para as oficinas também são gratuitas, limitadas e devem ser realizadas no local, uma hora antes do início previsto. Mais informações podem ser obtidas no site da Flinf.
Flinf chega à sua quarta edição este ano | Foto: Divulgação/Flinf
Confira a programação completa
Cadima Shopping
Quinta-feira, dia 03/11
- 18h – Exposição Microcontos: “60 piscadelas”, do grupo Para ler num piscar de olhos, com a chancela do Instituto Edith Blin. Disponível até o dia 13 de novembro
Sexta-feira, dia 04/11
- 14h – Lançamento do livro infantil “Meu nariz chovia”, com o autor e publicitário Fabio Maia
Sábado, dia 05/11
- 14h30 – Bate-papo com o autor David Massena sobre o livro “Zuzu” e oficina com o ilustrador Rodrigo Macedo (inscrições para a oficina gratuita na hora do evento)
Domingo, dia 06/11
- 15h – Bate-papo com o coletivo de artistas Para ler num piscar de olhos, com a chancela do Instituto Edith Blin
Livraria Macondo
Sábado e domingo, dias 05 e 06/11
- 10h – Oficina Lygia e Clarice, com Renata Magdaleno. Em dois encontros, a professora vai explorar a produção de duas cultuadas escritoras brasileiras: Lygia Fagundes Telles (1923-2022) e Clarice Lispector (1922-1977). A intenção é focar principalmente em suas crônicas. Duração: 2 horas
Público: interessados em literatura
Instruções: A inscrição é gratuita e pode ser feita na hora. Máximo de 10 inscritos.
Usina Cultural Energisa
Quinta-feira, dia 03/11
- 15h – Oficina 'Para o eu do futuro', com Ana Blue. A escrita como um método de salvação
Instruções: Inscrição é gratuita e pode ser feita na hora. Máximo de 10 inscritos.
- 19h – A mulher que viu o fim do amor
“A vida não é justa”: A desembargadora Andrea Pachá conversa sobre literatura e alteridade: quando o amor acaba. Mediação: Ana Lucia Morais.
Sexta-feira, dia 04/11
- 9h – A mulher que vê a criança
Lançamento do livro “Não me toca, seu boboca!”, da autora Andrea Taubman, com bate-papo para adultos sobre o tema do assédio sexual na infância.
15h – Lançamento do livro “Expressões do Exotismo na Arte, nas Artes Decorativas e na Paisagem”, de Maria Cristina Volpi Nacib e Carlos Terra. Mediação: Joyce Costa e Carlos Terra
17h – “Por uma crítica feminista” – Leituras transversais, com a professora Eurídice Figueiredo
18h30 – A mulher na luta antiracista - Observatório da branquitude
Carol Canegal (Observatório da Branquitude) e Marcia Lobosco (A Suíça Brasileira não é aqui: construção identitária de professoras no município de Nova Friburgo) batem um papo sobre racismo, branquitude e mulheres. Mediação: Maria Fernanda Macedo (salão nobre).
Sábado, dia 05/11
- 10h – A mulher que mora nos livros
Papo com Ana Letícia Leal, autora de “Para Lygia Bojunga, a mulher que mora nos livros”. Mediação: Márcia Lobosco.
13h – Dj – Bruna Petribu
15h – A mulher que biografou a maldita
Conversa com a jornalista Maria Estrella, sobre o livro “Rádio Fluminense FM, a porta de entrada do rock brasileiro nos anos 80”. Mediação: Luciana Thomaz.
- 17h – A mulher que viu os invisíveis
Mesa com a jornalista Fernanda da Escóssia, sobre o livro “Invisíveis - Uma etnografia sobre brasileiros sem documentos”, tema do Enem 2021. Mediaçao: Luciana Lamblet.
- 19h – A mulher que identificou o ovo da serpente
Mesa com a jornalista Consuelo Dieguez, sobre o lançamento de “O ovo da serpente”. Mediação: Ana Carolina Morett.
Praça Dermeval Barbosa Moreira
Sexta-feira, dia 04/11
10h30 – Lançamento do livro “Não me toca, seu boboca!”, com contação de histórias para crianças pela autora Andrea Taubman
14h às 18h – Espaço Império das Negas (Trancistas, papo, rap).
20h – Baile Charme Império das Negas
Sábado, dia 05/11
11h – Lançamento do livro infantil “Janelas abertas”, com a autora Ana Cabral.
14h – Lançamento do livro infantil “A menina que perdeu as lágrimas”, com a autora Ana Bonjour.
16h – Bate papo com o autor David Massena sobre o livro infantil “Zuzu”.
17h – Lançamento do livro infantil “Como se lê um livro”, com a autora Luciana Figueiredo.
19h – Show Meninas Dágua com Jozi Lucka.
Domingo, dia 06/11
10h – Edgar Salarini – Espetáculo infantil “La Calle”.
11h – Lançamento do livro infantil “O voo da menina cor”, de Ana Cristina Mendes e Márcia Veiga, com a presença da artista Denise Berbert.
15h – Roda de conversa com as autoras do coletivo Juntas e Diversas.
16h – Contação de histórias: “Na trama dos cabelos renascemos”, de Rosana Roteagui. Um espetáculo para adultos, com quatro narrativas a partir da tradição oral, trazendo reflexões sobre o feminino, corpo-território e a mãe-natureza.
17h30 – Entrevista – Homenagem com a Professora Eliana Yunes. Mediação: Lucia Fidalgo.
Espaço Babel
- 20h – Encerramento Flinf: Império das Negas no Espaço Babel. Microfone aberto + Karaokê.
Onde ficam o locais da programação
Usina Cultural Energisa – Praça Presidente Getúlio Vargas, 55 – Centro
Cadima Shopping – Rua Moisés Amélio, 17 – Centro
Livraria Macondo – Rua Monsenhor Antônio Teixeira, 25, loja A, subsolo – Centro
Babel Arte, Bar e Café - Avenida Galdino do Vale Filho, nº 9 - Centro
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.