Divulgação do gabarito oficial do Enem será antecipada para esta semana
Prazo para solicitar a reaplicação de provas começa nesta segunda, 11, e segue até sexta-feira, 15
Previsto para ser divulgado no próximo dia 20, o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será antecipado para esta semana. Foi o que informou o ministro da Educação, Camilo Santana, nesse domingo, 10.
Segundo o ministro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, ainda divulgará a nova data.
Nesse domingo, foram aplicadas as provas de ciências da natureza (física, química e biologia) e suas tecnologias e de matemática. No domingo, 3, primeiro dia de exame, os candidatos fizeram as questões de linguagens e ciências humanas.
Conforme o cronograma, a publicação final dos resultados está prevista para o dia 13 de janeiro de 2025.
Reaplicação de provas
Conforme consta no edital, as pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas podem pedir para fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro.
Atenção ao prazo para solicitar a reaplicação do exame que será de 11 a 15 de novembro, por meio da Página do Participante.
Aumento de inscritos
De acordo com o ministro, o destaque desta edição foi o aumento no número de inscrições em relação ao ano passado. No total, foram mais de 4,3 milhões de inscritos no exame.
Dados preliminares indicam que 69,4% dos inscritos fizeram as provas neste segundo domingo, um aumento de 1,4%, em relação ao Enem 2023, quando 68% compareceram. No primeiro domingo de testes a presença foi de 73,4%, contra 71,9% de 2023.
Outro detalhe observado por Camilo Santana durante o balanço do segundo dia de aplicação do exame foi uma maior participação de concluintes do ensino médio oriundos de escolas públicas. O número saltou de 58% (1,1 milhão) no ano passado para 94% (1,6 milhão) neste ano:
Esse foi um esforço feito pelo ministério, não tenho dúvida pelo impacto do programa pé-de-meia. Para o aluno que está no terceiro ano, é gratuita a inscrição. O Enem é a porta de entrada para o ensino superior e para o acesso a todas as políticas públicas estaduais e federais.
Ocorrências
Ainda de acordo com o balanço divulgado, no primeiro dia de provas, 4.999 candidatos foram eliminados e 689 ocorrências realizadas.
Não foram relatados episódios graves, ou seja, não foi necessário cancelar a aplicação das provas em nenhum local.
Conforme dados do Inep, 1.925 participantes foram eliminados nesse segundo domingo por descumprirem as regras do edital, como portar equipamentos eletrônicos ou deixar o local do exame com o caderno de provas antes dos 30 minutos finais do tempo de prova.
Quanto às ocorrências, foram registradas 1.037, como emergências médicas e falta de energia elétrica estão entre as situações ocorridas.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!