MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Eleições 2024: conheça os três pré-candidatos a prefeito de Búzios e as soluções propostas para a cidade

Ao Portal Multiplix, Alexandre Martins (Republicanos), Leandro de Búzios (Solidariedade) e Rafael Aguiar (Partido Liberal) falaram sobre economia, saúde, entre outros temas

Por Rômullo Espíndola
23/07/24 - 10:23
Eleições 2024: conheça os três pré-candidatos a prefeito de Búzios e as soluções propostas para a cidade Pré-candidatos a prefeito em Armação dos Búzios para as eleições 2024 | Fotos: Divulgação/Pré-candidatos

No dia 6 de outubro, os brasileiros irão escolher os seus representantes nas eleições municipais. Em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, 36.144 mil eleitores estão aptos a votar.

Alexandre Martins (Republicanos), Leandro de Búzios (Solidariedade) e Rafael Aguiar (PL) confirmaram as pré-candidaturas ao Executivo. O Portal Multiplix conversou com cada um deles.

Os pré-candidatos falaram sobre economia, turismo, saúde, educação, entre outros temas.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, os partidos e as federações têm até o dia 5 de agosto para fazer convenções e decidir sobre a formação de coligações e escolhas de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. As candidaturas deverão ser registradas até 15 de agosto.

Veja quais são os maiores desafios e as soluções para Búzios, segundo os três pré-candidatos:

As respostas abaixo estão em ordem alfabética, seguindo o nome que será utilizado na campanha. Todos tiveram o mesmo espaço para se apresentar e expor suas ideias.

Alexandre Martins (Republicanos)

Pré-candidato à reeleição Alexandre Martins (Republicanos) falou sobre a importância de investir em turismoPré-candidato à reeleição Alexandre Martins (Republicanos) falou sobre a importância de investir em turismo | Foto: Divulgação/Pré-candidato

"Alexandre de Oliveira Martins, conhecido como Alexandre Martins, é pai de três filhos, empresário, cristão e político. Nascido no Rio de Janeiro, em 7 de março de 1971. É filho de Miguel Guerreiro Martins e Elza Regina Elizabeth de Oliveira. Criado em Búzios, trabalhou com seu pai e aprendeu o significado da palavra trabalho.

O filho mais velho de seis irmãos, ingressou na vida política em 2004 como candidato a vereador pelo PDT, eleito com 347 votos. Desde então, destacou-se por sua atuação justa e transparente. Foi autor da CPI que investigou fraudes na saúde, o que lhe rendeu o título de 'vereador do trabalho'. Recebeu a medalha do Mérito Judiciário em 2006.

Em 2008, foi candidato a vice-prefeito ao lado de Mirinho Braga pela coligação PDT, sendo eleito com 10.291 votos. Atuou como vice-prefeito e secretário de Saúde, mantendo seu gabinete sempre aberto. Em 2014, candidatou-se a deputado estadual pelo PRB, obtendo 4.013 votos.

Em 2016, candidatou-se a prefeito de Búzios pela coligação PT do B / PSB / PC do B / PV / PRB / PROS, obtendo 4.738 votos. Em 2020, foi eleito prefeito de Armação dos Búzios com 9.451 votos (43,44%). Destaca-se por uma gestão participativa e grandes realizações, consciente de sua missão para melhorar a história da cidade.”

Situação:

Alexandre Martins anunciou a pré-candidatura à reeleição pelas redes sociais. Sua convenção partidária está prevista para o dia 5 de agosto. Até o momento, não houve divulgação de quem será o pré-candidato a vice-prefeito.

Desafios:

"Desde agosto de 2022, houve uma queda significativa no valor dos royalties, reduzindo nossa arrecadação para um terço do que era antes. No dia 23 deste mês, ocorrerá o julgamento de um processo no qual já temos aproximadamente 110 milhões transitados em julgado. Embora tenhamos conseguido realizar 155 obras nos últimos três anos, graças a um fundo de reserva, a queda nos royalties representa um desafio substancial.

Além disso, a cidade sempre enfrentou o problema da sazonalidade, que afeta o fluxo turístico e, consequentemente, a economia local. Temos buscado mitigar esse impacto através da implantação do calendário anual de eventos, gerando atrativos ao longo do ano, o que tem ajudado a manter o turismo ativo fora da alta temporada. Estes são os principais desafios que estamos enfrentando e buscando solucionar para garantir o desenvolvimento contínuo de Búzios."

Soluções:

"Como pré-candidato, pretendo enfrentar essas questões através de diversas ações estratégicas. Primeiramente, continuaremos a organizar muitos eventos, pois eles têm se mostrado eficazes para aumentar a arrecadação própria, como a do IPTU e outros impostos. Esses recursos são essenciais para manter a folha de pagamento e garantir investimentos contínuos em áreas prioritárias, como a educação, financiada pelo Fundeb.

Além disso, buscaremos melhorar a arrecadação em vários setores, ampliando programas como o Mais Valia e o Refis, que permitem refinanciar as dívidas de IPTU. Essas iniciativas já mostraram resultados positivos e continuaremos a explorá-las para estabilizar as finanças municipais. Também pretendemos desenvolver novas formas de aumentar a arrecadação, sempre com o objetivo de garantir a sustentabilidade econômica e o desenvolvimento contínuo de Búzios. Acreditamos que, com criatividade e gestão eficiente, podemos superar esses desafios e proporcionar uma cidade melhor para todos."

Leandro de Búzios (Solidariedade)

Pré-candidato Leandro de Búzios (Solidariedade) abordou saúde, educação e infraestrutura da cidadePré-candidato Leandro de Búzios (Solidariedade) abordou saúde, educação e infraestrutura da cidade | Foto: Divulgação/Pré-candidato

"Me chamo Leandro Alex de Souza da Silva e tenho 43 anos. Nasci e fui criado na doutrina evangélica, mais precisamente na Igreja Metodista Central em Búzios, onde aprendi os ensinamentos cristãos e o valor da vida. Acredito que a minha fé e religião foram essenciais na formação do meu caráter, pois, através desses princípios, aprendi a respeitar e amar ao próximo, e ter discernimento no meu trabalho como policial militar do Estado do Rio de Janeiro e na política.

Fui criado no Centro de Armação de Búzios, onde moro até hoje. Sou fruto do namoro de José Alberto e Lenilsa, naturais de Campos dos Goytacazes — cidade da região Norte Fluminense do estado. Quando eu tinha apenas seis meses de vida, minha mãe foi morar em Búzios e conheceu meu pai do coração, o saudoso Norival, conhecido como Vaval, ao qual tenho muita gratidão pelo auxílio que deu na minha formação como cidadão. Ele era uma figura muito conhecida no município por seu ofício no aluguel de casas.

Conheço quatro dos seis irmãos paternos. São eles: Cláudia, Paula, Daniele e Graziela, que moram em Campos. Por parte de mãe, tenho três irmãos: Andréa, Luiz Antônio e Pâmela. Nossa mãe, conhecida em Búzios como Lenilda, nos criou com muita fé, amor, esforço e honestidade."

Situação:

Leandro de Búzios anunciou a pré-candidatura pelas redes sociais. Ele ainda não anunciou a data da sua convenção partidária. Até o momento, não houve divulgação de quem será o pré-candidato a vice-prefeito.

Desafios:

"Durante toda a minha trajetória como policial militar, passei por inúmeras situações e experiências que me fizeram e fazem refletir até hoje sobre as obrigações do poder público para com a população mais carente e vulnerável. Por conta disso, resolvi me candidatar novamente ao cargo de prefeito de Búzios, na tentativa de oferecer mais qualidade de vida e dignidade para o meu povo.

Ademais, quero contribuir para o progresso da nossa cidade, investindo em projetos mais úteis e responsáveis, usando o valor arrecadado com os royalties — dinheiro cobrado das concessionárias que exploram a matéria-prima do petróleo e gás, sendo administrado pelo poder público dos estados e municípios produtores, que, em 2024, pode chegar ao valor anual de mais R$ 623 milhões."

Soluções:

"Tenho a noção de que o combate a determinadas mazelas sociais foge da capacidade de um agente militar, sendo inteiramente de responsabilidade dos gestores públicos. Infelizmente, a ausência de políticas públicas adequadas, somadas ao despreparo de profissionais que conduzam essa situação, me fizeram perceber a necessidade de elaborar ações emergenciais em conjunto com o governo do estado para combater a criminalidade em Búzios, um dos fatores que mais contribuem para o atraso da cidade.

Transformar a educação, saúde e infraestrutura desse município, o qual é um dos pontos turísticos mais belos e procurados do Estado do Rio de Janeiro, deve ser prioridade para a classe política local. Afinal, a população buziana merece ser cuidada com amor, respeito e muito mais dignidade."

Rafael Aguiar (Partido Liberal)

Pré-candidato Rafael Aguiar (PL) afirma que cortar gastos é fundamental para investir onde precisaPré-candidato Rafael Aguiar (PL) afirma que cortar gastos é fundamental para investir onde precisa | Foto: Divulgação/Pré-candidato

"Rafael Aguiar Pereira de Souza, casado com Mariane Quintanilha e pai de Luiza Helena. Filho de Maria Aparecida e Miguel Pereira. É formado em educação física. Rafael foi eleito o vereador mais votado da história de Búzios, com 1.277 votos, e presidente da Câmara por quatro anos. Durante seu mandato, destacou-se por aprovar importantes leis municipais, como a do parto humanizado, que garante às gestantes o direito de optar pelo parto normal ou cesárea a partir da 39ª semana de gestação; a lei que assegura dignidade menstrual a todas as meninas dos ensinos fundamental e médio; e a lei que permite videochamadas para pacientes internados no Hospital.

Como presidente da Câmara, sua gestão foi a que mais economizou aos cofres públicos, implementando a política de papel zero, valorizando os servidores com auxílio-transporte e refeição, e resolvendo a disputa judicial ao convocar todos os aprovados no concurso de 2012. Durante os 70 dias em que esteve à frente da prefeitura como prefeito interino, Rafael valorizou ainda mais os servidores, enviando para a Câmara o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), inaugurando a Sala Lilás e a Clínica Beija-Flor."

Situação:

Rafael Aguiar anunciou a pré-candidatura em um evento com líderes do PL. João Carrilho (PRD) é o seu pré-candidato a vice na chapa. Sua convenção partidária está prevista para o dia 3 de agosto.

Desafios:

"Infelizmente, Búzios enfrenta um colapso financeiro. As contas não fecham e a dívida já ultrapassa os R$ 70 milhões. Como resultado, os médicos estão há dois meses sem receber, o que causa atrasos nos exames. A saúde está precária, com filas enormes aguardando até mesmo uma simples marcação de consulta.

Búzios cresceu e as vans já não conseguem atender ao número exorbitante de munícipes, tornando necessária a licitação de um novo sistema de transporte dentro da cidade. Na educação, é essencial reconhecer o professor como o principal formador de profissionais e não como um inimigo da administração. O piso salarial dos professores em Búzios é o pior da Região dos Lagos. Como um profissional pode se sentir motivado trabalhando com um salário tão baixo? Esses são profissionais que trabalham sete dias por semana, pois seus finais de semana são dedicados à preparação de material para as aulas, e a cidade não valoriza isso.

Esses são apenas alguns dos muitos desafios que Búzios enfrenta."

Soluções:

"De início, será necessário cortar gastos. Quando estive como prefeito interino, fiz um decreto que reduziu 20% de todos os contratos para garantir que nenhum serviço fosse interrompido. É uma conta básica: não se pode gastar X se o município arrecada Y. Não podemos deixar que Búzios dependa dos royalties, pois esses recursos não são infinitos. Além disso, não devemos enxergar o empresário que quer investir na cidade como um inimigo, pois é a iniciativa privada que gera emprego.

Precisamos desburocratizar a Prefeitura de Búzios e revisar com urgência o Plano Diretor da cidade. Tudo isso é possível, pois, em apenas 70 dias, conseguimos instalar os aparelhos de ar-condicionado que haviam sido comprados, mas nunca instalados para os alunos. Também conseguimos desburocratizar processos dentro da prefeitura.

Isso funcionou porque eu ouvi a população, estabelecendo um diálogo e criando, de fato, um governo participativo."

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.