Seleção feminina de futebol se apresenta na Granja Comary, em Teresópolis, visando as Olimpíadas 2024
Atletas convocadas nesta semana para os jogos olímpicos iniciam preparação com Marta na lista
Faltam pouco mais de 20 dias para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas é em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, que a seleção feminina de futebol inicia a preparação a partir desta quinta-feira, 4, no tradicional centro de treinamento da Granja Comary.
Vão desembarcar na cidade as 22 atletas convocadas pelo técnico Arthur Elias, visando iniciar a preparação final para as Olimpíadas. Entre as escolhidas do treinador, está a ‘rainha’ Marta, que retorna à seleção canarinho para sua sexta participação nos Jogos Olímpicos.
Além dessas atletas que embarcarão para a França, outras seis jogadoras integrarão os treinos da equipe.
Após o período em Teresópolis, a seleção viaja rumo a Bordeaux, na França, base da equipe na fase inicial dos jogos, na quarta-feira, dia 17. A partir de sexta, 18, a equipe brasileira começará os trabalhos em campo, antes do duelo contra a Nigéria.
Granja Comary volta a receber treinamentos da seleção feminina de futebol | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Depois, a delegação embarca para Paris, a capital sede das Olimpíadas de 2024, para o segundo duelo, contra o Japão, e retorna à base após a partida para o último jogo, contra a Espanha. Esses serão os duelos válidos pela primeira fase da competição de futebol feminino.
Em caso de classificação para as quartas de final, a seleção não contará com sede fixa, logo, fará os deslocamentos para as cidades-sede dos jogos eliminatórios, dependendo do chaveamento das próximas rodadas, informou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O técnico Arthur Elias valorizou a convocação das 22 atletas e enalteceu o tempo todo o conceito de “grupo da equipe”. O treinador não se esquivou, porém, de responder a perguntas específicas sobre Marta, por conta da idade, e que volta à seleção:
A Marta, a maior atleta de todos os tempos, tem uma representatividade muito grande. Dentro e fora de campo. Ela está jogando muito bem, fez por merecer esta convocação.
Atleta de 38 anos possui duas medalhas de prata pelo Brasil em Olimpíadas | Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Futebol
A atleta de 38 anos possui duas medalhas de prata pelo Brasil em Olimpíadas, tendo conquistado o segundo lugar em Atenas 2004 e Pequim 2008, perdendo a final para a equipe dos Estados Unidos nas duas oportunidades. Marta joga atualmente pelo Orlando Pride.
Veja as atletas convocadas:
Goleiras:
Lorena - Grêmio
Tainá - América-MG
Zagueiras:
Tarciane - Houston Dash (EUA)
Rafaelle - Orlando Pride (EUA)
Thais Ferreira - UD Tenerife (ESP)
Laterais:
Antônia - CBF
Tamires - Corinthians
Yasmim - Corinthians
Meio - Campistas:
Yaya - Corinthians
Duda Sampaio - Corinthians
Ana Vitória - Atlético de Madrid (ESP)
Atacantes:
Gabi Portilho - Corinthians
Adriana - Orlando Pride (EUA)
Kerolin - North Carolina Courage (EUA)
Ludmilla - CBF
Marta - Orlando Pride (EUA)
Jheniffer - Corinthians
Gabi Nunes - Levante (ESP)
Suplentes:
Luciana - Goleira - Ferroviária
Lauren - Zagueira - Kansas City (EUA)
Angelina - Meio Campista - Orlando Pride (EUA)
Priscila - Atacante - Internacional
Futebol feminino em alta
Além de se classificar para as Olimpíadas 2024, o Brasil vai receber a próxima Copa do Mundo Feminina de Futebol, em 2027. O anúncio da escolha do país como sede do torneio foi feito pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) no mês de maio, em Bangcoc, na Tailândia.
Essa será a primeira vez que o Brasil sedia uma Copa do Mundo Feminina. O país-sede foi definido em votação aberta, superando a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda.
A Copa do Mundo Feminina de 2027 será um evento histórico, marcando a décima edição de um torneio, que tem crescido desde que começou na China, em 1991. A última edição do torneio ocorreu em 2023.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!