Governador visita obra do Hospital do Câncer em Nova Friburgo; estado prevê "entrega da construção civil em novembro"
Cláudio Castro (PL) também cumpriu agenda em Teresópolis e anunciou lançamento do edital para contratação 4.293 professores
O governador Cláudio Castro (PL) visitou algumas obras em cidades da Região Serrana do Rio, como Nova Friburgo e Teresópolis, nessa quinta-feira, 11.
Por volta das 11h, ele chegou a Friburgo para vistoriar as intervenções do Hospital Estadual de Oncologia Francisco Faria, conhecido como Hospital do Câncer, no bairro Ponte da Saudade.
O estado afirmou que o projeto "está em reta final de obras, com previsão de entrega da construção civil em novembro". A informação foi confirmada à reportagem na tarde desta sexta-feira (12) pela assessoria de imprensa do governo.
A unidade contará com 58 leitos, sendo dez dedicados à terapia intensiva e 48 à enfermaria, além de uma central de quimioterapia.
Segundo o chefe do Executivo estadual, "o hospital contará ainda com um laboratório para análises clínicas e um moderno centro de imagem".
O governador falou ainda sobre a longa espera para a entrega da unidade:
É uma obra que ficou quase uma década parada e a gente está conseguindo entregar um sonho, não só da população de Friburgo ou da Região Serrana, mas um sonho de todo a população do estado do Rio de Janeiro, que vai ter mais um equipamento de oncologia.
Prazo de entrega das obras do Hospital do Câncer já passou por diversas alterações | Foto: Carlos Magno
Na vistoria desta semana também estavam presentes a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, o secretário de Infrestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil). O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon (PL) acompanhou a visita.
NOTÍCIA RELACIONADA:
Visita a Teresópolis
Após a visita em Nova Friburgo, o governador seguiu para Teresópolis, onde visitou as obras da Feirarte, no bairro do Alto.
Considerada a maior feira de artesanato ao ar livre do Brasil, a conhecida Feirinha do Alto recebe intervenções desde 2022.
Segundo Cláudio Castro, R$ 12,9 milhões estão sendo investidos para “transformar essa feira icônica, melhorando a acessibilidade, segurança e conforto para todos”.
Feirinha do Alto reúne trabalhos de mais de 600 artesões | Foto: Reprodução/Rede Social
De acordo com um vídeo publicado nas redes sociais do governo estadual, o projeto de reforma prevê um estande fixo para cada feirante, boxes individuais para praça de alimentação, banheiros permanentes e uma paisagem integrada com a praça Higino da Silveira.
As intervenções são feitas pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop). O prazo inicial de entrega da obra era de 180 dias e foi alterado.
De acordo com o engenheiro da Emop, Diego Iório, a previsão é de que os trabalhos fiquem prontos em três fases:
Até dia 31 de agosto, a expectativa é que pelo menos 70% dos serviços sejam entregues. Os outros 30%, referentes ao restante da pavimentação e pórtico, serão concluídos até o primeiro trimestre do ano que vem.
Além de vistoriar as obras da Feirarte, Cláudio Castro esteve na Vinícola Maturano e participou de uma reunião com empresários de Teresópolis para discutir a importância de investimentos no segmento do enoturismo.
Contratação de mais professores
Anda nessa quinta-feira, o governador Cláudio Castro usou suas redes sociais para anunciar a contratação temporária de mais de 4 mil professores para a rede estadual de educação.
O edital com as normas, disciplinas e regiões a serem atendidas deve ser lançado na próxima segunda-feira, 15, de acordo com o governador. A medida já foi divulgada em Diário Oficial.
Ao todo, serão 4.293 contratos temporários para atender às necessidades dos anos letivos de 2024 e 2025.
Os professores atuarão nas séries iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!