Mais de 200 animais podem ter morrido em incêndio de grandes proporções em Arraial do Cabo
Cobras, lagartos, aves e outros bichos mortos foram encontrados após queimada em área equivalente a seis campos de futebol
Diversas espécies de animais morreram durante um incêndio de grandes proporções que atingiu uma área de vegetação no distrito de Figueira, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.
As chamas se alastraram na mata do bairro Novo Arraial na manhã da última sexta-feira, 14, afetando uma área equivalente a seis campos de futebol. A queimada só foi controlada após quatro horas de trabalho, por quase 30 agentes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros.
No total, dez guarda-parques, oito militares, dez agentes do Grupo de Operação Tática da Guarda Ambiental (Gopam) e o grupo de apoio aéreo dos bombeiros participaram do combate. As equipes enfrentaram dificuldades para acessar a área com viaturas em trechos alagados e precisaram combater as chamas de forma manual.
O fogo atingiu uma área de restinga, taboa e gramíneas.
Trabalho contou com 30 agentes, além do apoio aéreo dos bombeiros | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo
No sábado, 15, foram encontradas diversas cobras, aves e lagartos mortos em meio às cinzas. Segundo o Gopam, pela proporção do espaço, o número de perdas pode chegar a mais de 200 animais em toda a área consumida pelo fogo.
Um dos animais foi fotografado sem vida para conscientizar a população sobre o tamanho do impacto causado à fauna do local. Para Leonardo Sandre, chefe da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental e Marítima do município, as consequências podem ser ainda mais graves:
Se formos vasculhar dentro do incêndio, visto que o local é alagado, se for buscar naqueles lugares mais secos, vamos encontrar muitos animais mortos. Nós trouxemos esse [animal morto], para que se lembrem disso, principalmente quando pensarem em colocar fogo em alguma área de mata.
Caso foi encaminhado aos órgãos competentes para averiguação de possível crime ambiental | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo
Ainda não há informações sobre as causas do fogo. O governo municipal informou nesta segunda-feira, 17, que o caso foi encaminhado aos órgãos competentes para averiguação de possível crime ambiental.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!