Conceituado biólogo da Região dos Lagos é o novo convidado do Multiplix Convida
Eduardo Pimenta vai comentar temas voltados ao meio ambiente no interior do Rio
O Portal Multiplix dá as boas-vindas ao seu mais novo convidado, o biólogo Eduardo Pimenta. Natural do município de Niterói, Pimenta, como é chamado em Cabo Frio, na Região dos Lagos, onde mora atualmente, é bastante conhecido em todo o interior do Rio por conta de sua atuação nas frentes ligadas ao meio ambiente.
Pimenta é bacharel em Biologia Marinha, pós-graduado em Planejamento Energético e Impactos Ambientais e M.Sc. (Master of Sciences) em Ciências da Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Ele atua há mais de 40 anos nas áreas de impactos ambientais, dinâmica de populações, planejamento energético, pesquisa operacional, gerenciamento de produção, inovação tecnológica e organização industrial.
O biólogo também é coordenador de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão da Universidade Veiga de Almeida. Já foi Superintendente da Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio e secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cabo Frio.
Como superintendente regional do Ibama criou em sua gestão a Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, o Plano de Ordenamento Pesqueiro da Lagoa de Araruama e o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
É membro do Comitê Científico de Gestão sobre Atuns e Afins do Governo Federal, pesquisador da International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas - ICCAT, uma organização intergovernamental responsável pelo ordenamento das pescarias dos atuns e de espécies afins no Oceano Atlântico e mares adjacentes.
É consultor estratégico do Projeto Albatroz, que desenvolve pesquisas para subsidiar políticas públicas e a promoção de ações de educação ambiental junto aos pescadores e às escolas que resultam em formulação de medidas de proteção dos albatrozes e petréis no Brasil, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Pimenta também é presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João, que promove a gestão sustentável, democrática e participativa dos recursos hídricos na Região dos Lagos e Baixada Litorânea do estado do Rio de Janeiro e membro da Academia Cabo-friense de Letras.
E por conta de seu currículo diferenciado, Pimenta foi convidado para falar sobre meio ambiente aqui no portal. E ele conta um pouco sobre essa contribuição:
Além de um privilégio, é também uma oportunidade de divulgar a ciência. O meio ambiente é um tema transversal que se insere em todos os contextos, como o social e econômico também. De modo que quando temos um meio ambiente saudável e equilibrado toda a sociedade ganha com isso.
A Região dos Lagos possui fauna e flora riquíssimas, com espécies endêmicas (que só ocorrem em único lugar), inclusive. Por esse motivo, Pimenta destaca a importância de informar para ajudar a preservar essas espécies únicas em nosso ecossistema:
“A Região dos Lagos possui um portfólio enorme de fauna e flora, tanto de espécies migratórias como espécies endêmicas. Como algumas orquídeas, bromélias, e cactos como o mandacaru, que nesse clima semiárido regido pelo fenômeno da ressurgência, insere a ele um baixo índice pluviométrico. Por conta disso, também temos uma água oceânica clarinha e as areias finas e brancas, que são uma característica ímpar da nossa região”, explica.
O primeiro artigo de Eduardo Pimenta é sobre a importância dos períodos de defeso para a renovação da Lagoa de Araruama, o maior ecossistema lagunar hipersalino em estado permanente no mundo.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.