Qual é o ponto turístico mais visitado em Nova Friburgo?
Nesta quarta-feira, 8 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Turismo
Quando pensamos em turismo logo vem a ideia de viagem, lazer, diversão e cultura. A palavra vem de “tour”, oriundo do latim “tornare” e do grego “tornus”, que significa “giro”. Etimologicamente, podemos dizer que turismo é o ato de partir e de regressar ao ponto inicial. E, nesta quarta-feira, 8 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Turismo como forma de incentivar a prática de viajar e conhecer novas culturas e de chamar a atenção da população para as diversas belezas naturais do Brasil.
O Nova Friburgo Country Clube é um dos pontos turísticos mais visitados em Nova Friburgo | Foto: João Luccas Oliveira
Em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, o número de visitantes oscila de acordo com a época, mas alguns pontos turísticos atraem gente o ano inteiro. Segundo a Secretaria de Turismo, em primeiro lugar, como mais visitado, está o Teleférico, situado na Praça do Suspiro – que permite os visitantes subirem sentados em uma cadeirinha de dois lugares, suspensa por cabos, até o Morro da Cruz, de onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade. Em seguida vem a Queijaria Suiça, em Conquista, famosa pelos queijos e chocolates, situada no Circuito Terê-Fri. Em terceiro o Nova Friburgo Country Clube - parque que abrange o Parque São Clemente com seus jardins, lagos e cenários românticos, projetados pelo paisagista francês Glaziou.
O distrito de São Pedro da Serra tem clima aconchegante e bucólico em meio à natureza | Foto: João Luccas Oliveira
Já o Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, que tem uma metodologia diferente para avaliar os locais mais visitados, diz que atualmente os lugares que mais atraem visitantes são os 5º e 7º distritos - Lumiar e São Pedro da Serra, que chamam atenção de turistas do Rio de Janeiro, Região dos Lagos e de outros estados pela natureza exuberante entre montanhas, cachoeiras, clima aconchegante e acolhedor de suas pousadas e restaurantes. Em segundo lugar vem o Teleférico, no Centro, e, em terceiro, o Circuito Terê-Fri com a Queijaria Suíça, o Museu do Mel e as fábricas de cosméticos - Suavitrat e Reserva Fólio, voltadas para produtos orgânicos.
O Encontro dos Rios, em Lumiar, atrai praticantes de rafting nas corredeiras do Rio Macaé | Foto: Reprodução/Portal Multiplix