Nova Friburgo e Teresópolis registraram juntas mais de 560 denúncias ao Linha Verde em 2024
Extração irregular de árvores, desmatamento florestal e maus tratos contra animais lideram as ocorrências; veja como denunciar
O Linha Verde, programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro exclusivo para recebimento de informações sobre crimes ambientais, recebeu, até o dia 15 de dezembro deste ano, mais de 560 denúncias em Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana.
Nos dois municípios, Nova Friburgo tem mais denúncias, com 296. Em 2023, a cidade havia registrado 210, o que representa um aumento de 40,9%.
Extração irregular de árvores, desmatamento florestal e maus tratos contra animais lideram os casos com 206, 184 e 129, respectivamente.
Os bairros com maior número de ocorrências com denúncias são Cascatinha (39), Campo do Coelho (35) e Centro (30). Os meses em que o Linha Verde recebeu mais chamados foram julho e agosto, cada um deles com 39.
Ainda segundo dados do Linha Verde, em parceria com a polícia, em Nova Friburgo foram 1.250 m² de área degradada, o que inclui construções irregulares, desmatamento, extração do solo e de árvores, além das seguintes apreensões:
- 283 pássaros silvestres;
- 8 espingardas;
- 2 pistolas;
- 2 revólveres;
- 436 munições;
- 50 litros de gasolina.
Já em Teresópolis, foram 273 ocorrências neste ano. Em 2023, a cidade havia registrado 195. Um aumento de 40% em um ano.
As três ações mais denunciadas foram desmatamento florestal, extração irregular de árvores e maus tratos contra animais com 160, 130 e 122, respectivamente.
Albuquerque (61), Meudon (26) e São Pedro (18) foram os bairros com mais casos. O mês de agosto teve o maior número de notificações, contabilizando 40 em 31 dias.
Na cidade, foram degradados 2.400 m² de área e um pássaro silvestre foi apreendido.
No ranking geral dos municípios com o maior número de denúncias feitas ao programa Linha Verde no ano de 2024, o Rio de Janeiro lidera com 10.849 denúncias. Nova Friburgo ficou na 12ª colocação e Teresópolis na 14ª.
Como denunciar
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas por dia, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado, uma técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa.
O aplicativo Disque Denúncia RJ também está disponível para Android e iOS.
Também é possível denunciar pelo site do Disque Denúncia ou ainda pela fanpage do Linha Verde no Facebook.
A população pode notificar, de forma anônima, crimes de maus tratos contra animais, queimadas, poluição das águas, do solo e do ar, desmatamento, caça, guarda e comércio de animais silvestres, locais de confecção, soltura e comercialização de balões, lugares de comercialização e fabricação de linha chilena e cerol.
Também devem ser denunciadas a extração irregular de árvores, extração mineral, lixo acumulado, construção irregular, pesca irregular, captação clandestina e comércio ilegal de água, desvio de curso, carvoarias clandestinas além de qualquer outro ilícito cometido contra o meio ambiente.
O que é o Linha Verde?
O Disque Denúncia do RJ, compreendendo a necessidade de promover uma atuação socioambiental responsável, voltada ao combate ao crime ambiental, com a criação de canais efetivos de denúncias e investimento em ações de prevenção, criou, em 2013, o programa Linha Verde.
Ele é um canal do Disque Denúncia do Estado do Rio de Janeiro, específico para que a população denuncie qualquer crime contra o meio ambiente.
Sua metodologia abrange educação ambiental, com a sensibilização da população para o tema, e a conservação de recursos naturais. Uma equipe é responsável pelo monitoramento das denúncias e pelo estabelecimento de parcerias para seu atendimento.
A criação do Linha Verde também foi importante devido à necessidade de identificar crimes ambientais que vinham sendo cometidos e que, pelo desconhecimento da população sobre o assunto, não tinham um local adequado para o destino de denúncias.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!