Prefeitura de Búzios questiona relatório do Inea que classificou sete praias da cidade como impróprias para banho
Secretaria de Meio Ambiente alega que monitoramento feito após as chuvas pode ter causado uma mistura de águas pluviais com esgoto
Após um relatório do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), que apontou sete praias de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, como impróprias para banho, a prefeitura da cidade emitiu uma nota nesta semana questionando a análise realizada.
De acordo com a Secretaria Municipal de Ambiente e Urbanismo, o Inea levou em consideração coletas feitas logo após o período de chuvas, o que pode ter causado uma mistura de águas pluviais com esgoto, comprometendo temporariamente a balneabilidade das praias.
O governo municipal ainda enfatizou que segue os rigorosos padrões e procedimentos de coleta de água e análise laboratorial estabelecidos na resolução Conama 274/2000 e possui certificação do Inmetro para o exercício dessa atividade.
Segundo o secretário da pasta, Evanildo Nascimento, uma resposta foi enviada ao email do setor de Segurança e Qualidade Ambiental do Inea, logo após o órgão divulgar a balneabilidade imprópria para algumas praias do balneário, com o seguinte questionamento:
Como eu havia afirmado, a coleta foi realizada pós-chuva, fato que não é recomendado fazer esse tipo de procedimento, pois o mesmo dará resultados impróprios. Ao longo de 2024, fizemos análises semanais e todas com resultados positivos para banho.
Segundo o Inea, praias impróprias são: Canto, Armação, Ossos, Azeda, João Fernandes, Ferradura e Tartaruga | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios
A prefeitura destacou que, em dias chuvosos, não é recomendado entrar na água, porque ainda existe na cidade a rede em tempo seco: "a concessionária Prolagos utiliza nossa rede de drenagem para fazer a coleta de esgoto e, quando tem chuvas fortes, acaba extravasando ao mar".
Estamos cobrando que a concessionária faça o mais rápido possível a rede separativa total da cidade, tendo em vista o Marco de Saneamento de 2033, ou seja, há uma responsabilidade de cobrar da empresa que termine o mais rápido possível.
, afirma o governo.
Sobre o relatório do Inea
O Inea informou que, segundo o último boletim de balneabilidade publicado no dia 13 de novembro deste ano, as praias do Canto, Armação, Ossos, Azeda, João Fernandes, Ferradura e Tartaruga foram classificadas como impróprias para banho.
Ao Portal Multiplix, o instituto reiterou que a ocorrência de chuva pode afetar a qualidade da água, como ocorrido nas últimas coletas no município de Armação dos Búzios.
A reportagem questionou quando será feito um novo monitoramento e recebeu a seguinte resposta:
Destacamos que a maioria das praias de Búzios esteve própria durante grande parte do ano e que, com a chegada do período turístico em dezembro, o instituto irá intensificar o monitoramento nas praias da cidade.
O órgão ambiental também não recomenda o banho de mar nas primeiras horas após as chuvas e próximo a saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!