Casos de Covid-19 no estado Rio de Janeiro aumentam e Secretaria Estadual de Saúde emite alerta aos municípios
Em Nova Friburgo, "adesão da vacinação está baixíssima" e secretaria municipal faz apelo para que as pessoas se imunizem
Os números de registros de casos de Covid-19 estão aumentando no estado, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES). A situação levou a pasta a retomar, desde a última semana, a divulgação dos boletins informativos sobre o avanço da doença no estado.
Os técnicos do Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) detectaram uma tendência de aumento gradativa em pelo menos três semanas consecutivas.
O último panorama comunicado pela SES nessa terça-feira, 3, é referente ao período entre os dias 18 e 24 de agosto, quando foi registrada evolução de todos os indicadores da doença.
Segundo a secretaria, a taxa de positividade teve o maior crescimento e, diferente do boletim divulgado na semana passada, foi detectado também aumento no número de solicitações de leitos.
Em relação à taxa de positividade, em quatro semanas, houve progressão de 2% para 13%, nos testes RT-PCR em amostras coletadas em unidades de saúde da rede pública. Já no teste rápido de antígeno, no mesmo período, o aumento foi de 3% para 7%.
O boletim da SES também demonstra que houve crescimento de 14% no número de solicitações de leitos. Em quatro semanas, o número de pedidos subiu de 550 para 629 no estado.
Em comunicado, a secretaria ressalta:
Apesar do aumento dos indicadores precoces, o cenário ainda não apresenta impacto nas taxas de ocupação de leitos das unidades. No entanto, o monitoramento é primordial para ações de preparação no combate à evolução da doença e na orientação para o reforço das medidas de prevenção e controle, como a vacinação.
Situação em Nova Friburgo
O Portal Multiplix entrou em contato com a secretaria de Saúde do município para saber como está o quadro atual da doença na cidade.
De acordo com informações da pasta, neste ano foram registrados 697 casos de Covid-19, enquanto no mesmo período de 2023 foram confirmados 1.175.
Em relação ao número de óbitos pela doença, até o momento em 2024, ocorreram seis óbitos, enquanto no mesmo período do ano passado foram 15.
Secretaria Municipal de Saúde faz apelo para que os friburguenses se imunizem contra a Covid-19 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
A secretaria divulgou ainda que, "caso o cenário de progressão de casos se confirme, a rede municipal estará preparada para ampliar o número de leitos e atender a demanda".
No entanto, sobre a imunização a pasta informa:
A adesão da vacinação contra Covid-19 está baixíssima em Nova Friburgo. Diante do alerta feito pela SES, a Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo para que as pessoas busquem as salas de imunização do município e se protejam atualizando a vacina que combate as cepas que circulam atualmente.
Quem pode se imunizar
De acordo com os critérios adotados no estado do Rio de Janeiro, a vacina é oferecida somente para pessoas:
Acima de 60 anos
Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias
Público prioritário que consiste em pessoas a partir dos cinco anos, com maior vulnerabilidade ou com condição que aumenta o risco para as formas graves da doença, como indivíduos imunocomprometidos, com HIV, pessoas transplantadas e pacientes oncológicos.
Pessoas com vulnerabilidade
O Ministério da Saúde considera pessoas com vulnerabilidade os indivíduos nas seguintes condições:
Idosos acima de 60 anos
Profissionais da saúde
Grávidas e puérperas
Pessoas com deficiência permanente
Indígenas, quilombolas
Pessoas em situação de rua
Pessoas privadas de liberdade
Profissionais do sistema de privação de liberdade
Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
Onde se vacinar
A imunização contra a Covid-19 é oferecida de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, nas Unidades Básicas de Saúde:
Silvio Henrique Braune, no Suspiro
Waldir Costa, em Conselheiro Paulino
Tunney Kassuga, em Olaria
Ariosto Bento de Mello, no bairro Cordoeira
José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!