MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Covid-19: entenda como funciona o atual protocolo de vacinação contra a doença no Brasil

Imunização faz parte do Calendário Nacional de Vacinação Infantil desde janeiro

Por Alice Wandrofski
23/07/24 - 10:07
Covid-19: entenda como funciona o atual protocolo de vacinação contra a doença no Brasil Vacina pode ser aplicada em todas as faixas etárias a partir de seis meses de idade | Foto: Reprodução/Raquel Portugal (Fundação Oswaldo Cruz)

A imunização contra a Covid-19 passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação Infantil desde janeiro de 2024, porém, ela está presente no esquema vacinal dos brasileiros desde 2021. Após três anos do início da aplicação da vacina, é importante entender como funciona a oferta das doses nos dias de hoje.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), as pessoas consideradas de alto risco, crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos de idade, e aqueles mais expostos à doença são os grupos para os quais a vacinação contra a Covid-19 está recomendada.

Além disso, o MS afirma que “nesse momento, não há indicação de doses adicionais para a população geral a partir de cinco anos de idade”, que já foram vacinadas.

A disponibilização de imunizantes acontece mediante aprovação dos órgãos regulatórios. Atualmente, a vacina recomendada e distribuída pelo Ministério da Saúde é a monovalente XBB 1.5, da fabricante Moderna.

Para ter acesso ao imunizante, é necessária a atenção dos grupos prioritários. Em alguns casos, são necessárias duas doses por ano. Veja abaixo:

Crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias:

  • 1ª dose: monovalente XBB (Moderna).

  • 2ª dose: após quatro semanas da 1ª dose, com a monovalente XBB 1.5 (Moderna).

  • 3ª dose: somente para crianças imunocomprometidas, após oito semanas da 2ª dose.

  • Crianças completamente vacinadas (três doses) anteriormente com outras vacinas contra Covid-19 podem receber mais uma dose da vacina monovalente XBB 1.5.

Grupos prioritários:

Pessoas imunocomprometidas a partir de 5 anos, gestantes/puérperas e pessoas com 60 anos ou mais:

  • Duas doses por ano da vacina XBB 1.5 (Moderna), com intervalos de seis meses entre cada uma.

Trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, quilombolas, indígenas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, ribeirinhos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua:

  • Uma dose por ano da vacina XBB 1.5 (Moderna), com intervalo mínimo de três meses do recebimento da última dose de qualquer vacina contra Covid-19.

Além dos grupos de alto risco, as pessoas, a partir de cinco anos, que nunca foram vacinadas ainda têm oportunidade de tomar uma dose do imunizante monovalente XBB 1.5. Essa decisão considera as atuais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Vacinação no Estado do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) explicou ao Portal Multiplix que as diferenças da vacina XBB para os outros imunizantes contra Covid-19 são: a atualização para a subvariante XBB 1.5 e o fato dela poder ser aplicada em todas as faixas etárias a partir de seis meses.

Na Região Serrana do Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Teresópolis já receberam esse imunizante da fabricante Moderna.

Em Friburgo, as vacinas são oferecidas aos seguintes grupos prioritários:

  • pessoas de 60 anos ou mais;

  • imunocomprometidos;

  • gestantes e puérperas;

  • trabalhadores de saúde;

  • deficiência permanente;

  • comorbidades;

  • pessoas em situação de rua;

  • rotina do calendário de vacinação das crianças menores de cinco anos.

Na cidade, os interessados podem se vacinar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, nos seguintes postos: Waldir Costa (Conselheiro); Tunney Kassuga (Olaria); José Copertino Nogueira (São Geraldo); Ariosto Bento de Mello (Cordoeira) e Sylvio Henrique Braune (Suspiro).

Sobre a cobertura vacinal do município, a prefeitura informou que “devido a uma instabilidade no sistema nacional, as doses digitadas não estão migrando, portanto não é possível, no momento, apurar esse dado”.

Já em Teresópolis, os grupos que podem receber a vacina monovalente XBB são:

  • crianças de seis meses a quatro anos de idade;

  • pessoas com 60 anos ou mais;

  • imunocomprometidos (a partir dos cinco anos de idade);

  • gestantes/puérperas.

Os locais de vacinação são os postos de Saúde da Fonte Santa e Meudon, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e na unidade do Rosário, até as 19h. Além disso, aos sábados, os mesmos pontos funcionam até as 12h.

Segunda a Prefeitura de Teresópolis, a cobertura vacinal monovalente no município “encontra-se em 82,60% para duas doses, com 135.335 doses aplicadas; 46,35% para três doses, com 75.937 doses aplicadas; 16,51% para quatro doses, com 27.044 doses aplicadas. A cobertura vacinal bivalente encontra-se em 15,80%, com 22.273 doses aplicadas”.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.