Estado inicia entrega de vacinas bivalentes para municípios; campanha nacional começa na segunda
Araruama e Cabo Frio disseram que vão aplicar as doses a partir de terça; Friburgo e Teresópolis ainda não informaram
Araruama, na Região dos Lagos, informou que vai iniciar na próxima terça-feira, dia 28, a aplicação da Pfizer Adulto Bivalente em pessoas com idade a partir dos 70 anos e também em idosos asilados, ou seja, que vivem em instituições de longa permanência.
A ação faz parte de mais uma Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, promovida pelo Ministério da Saúde.
O Estado do Rio de Janeiro iniciou, nesta semana, a distribuição das doses da vacina de reforço bivalente contra Covid-19 aos 92 municípios.
Cabo Frio, também na Região dos Lagos, anunciou que dará início à aplicação das doses na mesma data, na terça, dia 28.
A reportagem aguarda a divulgação dos grupos que serão imunizados, neste primeiro momento, e dos postos de vacinação.
Araruama divulgou locais e horários da vacinação:
Policlínica Mataruna - 8h às 18h
Policlínica Fazendinha - 8h às 16h
Policlínica Areal - 8h às 16h
PSF São Vicente - 8h às 16h
Policlínica Boa Perna - 8h às 16h
Policlínica Praia Seca - 8h às 18h
PSF Iguabinha - 8h às 16h
Distribuição das doses para 92 municípios
Já na primeira remessa, serão distribuídas um total de 243.360 doses de reforço bivalente contra a Covid-19.
Neste primeiro momento, elas serão destinadas a pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 70 anos e pessoas com deficiência.
De acordo com o cronograma do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, a vacinação com as doses bivalentes está prevista para começar a partir da próxima segunda, dia 27.
O secretário estadual de Saúde, Doutor Luizinho, faz um alerta a respeito da importância desta imunização.
Entramos agora numa nova fase da campanha. As vacinas bivalentes são atualizadas e protegem contra o vírus original e suas variantes, incluindo a ‘Ômicron’. Por isso, é muito importante que todos recebam uma nova dose desta vacina este ano.
Aplicação da vacina em outros municípios do interior
Cabo Frio
Cabo Frio, também na Região dos Lagos, começou a campanha de vacinação contra a Covid-19 com a vacina bivalente. O município recebeu 2.946 doses para essa primeira fase.
Na cidade, a imunização será aplicada por idade dentro dos grupos prioritários, segundo a prefeitura, a medida será adotada devido à quantidade de vacinas disponibilizadas pelo Governo Federal e repassadas pelo Governo do Estado, que permanece de forma gradativa, não abrangendo todas as idades.
Pessoas de 70 a 75 anos e quem vive em instituições de longa permanência (ILPI) podem receber o imunizante.
Todos os imunizantes contra a Covid-19 estão disponíveis em 19 unidades de saúde, que funcionam, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30.
Já na Casa da Criança, no Jardim Esperança, e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC), no Braga, das 8h às 16h.
Nas Estratégias Saúde da Família (ESF) dos bairros Vila do Sol, Vila do Ar, Caminho de Búzios, Cajueiro e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Praia do Siqueira estão disponíveis somente a vacina bivalente contra a Covid-19.
*Nova Friburgo
Em Nova Friburgo, na Região Serrana, a vacinação bivalente contra a Covid-19, teve início na última segunda-feira, 27, em idosos com mais de 70 anos e em pessoas imunocomprometidas, acima dos 12.
Deve receber o imunizante quem está na faixa etária desta etapa e completou o esquema primário com a primeira e segunda dose há, pelo menos, quatro meses.
A vacinação estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Suspiro e Olaria, das 8h às 18h.
Já em Conselheiro Paulino, Cordoeira e São Geraldo acontece das 9 às 16 horas.
É necessário ter em mãos os seguintes documentos: CPF, RG, cartão do SUS e a caderneta vacinal para receber o imunizante.
A Secretaria de Saúde reforça que quem ainda não pode ser contemplado com a bivalente, deve continuar buscando as outras doses para evitar a disseminação e contaminação do vírus. A secretaria disse ainda que a imunização será realizada enquanto durar o estoque de doses recebidas.
Teresópolis
Em Teresópolis também na Região Serrana, a primeira fase de vacinação com a Bivalente acontece entre os dias 27 de fevereiro a 05 de abril.
Idosos a partir de 70 anos, pessoas a partir de 12 anos vivendo em instituições de longa permanência, imunocomprometidos, povos de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
A aplicação da vacina está acontecendo no CES (Posto de Saúde da Várzea) das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Veja quem são as pessoas que fazem parte do grupo prioritário:
Pessoas de 70 anos ou mais
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos (abrigados e trabalhadores)
Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade
Indígenas
Ribeirinhos
Quilombolas
Pessoas de 60 anos a 69 anos
Gestantes e puérperas
Trabalhadores de saúde
Pessoas com deficiência permanente
Baixa adesão em campanhas anteriores
De acordo com dados registrados no Painel Covid, da Secretaria de Estado de Saúde do RJ (SES), 849.229 pessoas que receberam a primeira dose da vacinação contra Covid-19 não retornaram para tomar a segunda dose no estado.
Entre as que completaram o esquema vacinal primário com as duas doses, 5.643.921 não retornaram para tomar a dose de reforço.
Os dados apontam ainda que, entre os idosos com 70 anos ou mais, 81% receberam a primeira dose de reforço, mas apenas 55% voltaram para a segunda dose de reforço.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.