Prefeitura de Nova Friburgo confirma mais um caso de meningite; só neste ano já foram 7 ocorrências
Caso atual é do tipo viral e Executivo afirma que não existe necessidade de medidas de controles para prevenção de situações secundárias
Mais um caso de meningite foi registrado em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Desta vez, uma criança entre um e quatro anos foi diagnosticada com a doença do tipo viral.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município ao Portal Multiplix, na manhã desta sexta-feira, 27. A criança está matriculada em uma unidade escolar do bairro Rui Sanglard.
A reportagem questionou o município sobre as medidas adotadas na escola após a confirmação do caso. Por meio de nota, o Executivo explicou que:
Neste caso não há protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. As orientações que foram repassadas pela equipe da Secretaria de Saúde à unidade escolar e familiares foi de manter o ambiente limpo, arejado e mãos limpas.
De acordo com a prefeitura, essa é uma forma mais leve da doença e não há necessidade de suspender as atividades da instituição de ensino;
Por ser uma forma menos grave da meningite não há necessidade de quimioprofolaxia dos contatos íntimos e nem de suspender o funcionamento da instituição de ensino. Ou seja, a limpeza dos espaços físicos e a promoção de hábitos saudáveis de higiene pessoal criam um ambiente seguro e livre de riscos.
De janeiro até este mês de setembro, o município já registrou 24 notificações. Dessas, sete casos foram confirmados:
- 4 meningite pneumocócica
- 1 meningococcemia (um e quatro anos)
- 2 casos de meningite viral (um e quatro anos)
Desses casos dois vieram a óbito, um deles por meningococcemia (um e quatro anos) e outro por meningite pneumocócica (60 a 69).
A prefeitura informou que neste momento não existe nenhum caso em investigação.
A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde para obter mais informações sobre os protocolos que devem ser adotados pelos municípios para lidar com a doença e aguarda um retorno.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!