Secretaria de Saúde de Friburgo faz alerta sobre riscos de acidentes com animais peçonhentos
Casos aumentam durante o verão; mais de 160 registros foram feitos na cidade em 2022
É no período mais quente do ano, o verão, que aumenta o risco de acidentes com animais peçonhentos. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, emitiu um alerta sobre o assunto.
Por causa das temperaturas altas e das fortes chuvas, animais como as aranhas, os escorpiões e as cobras saem de áreas com mais mata e buscam abrigo em outros locais, principalmente em quintais, obras e jardins.
No ano passado, foram notificados 38 acidentes por serpentes, 110 por aranhas e 21 causados por escorpiões, segundo os dados do governo municipal. Em meio a esses números, a secretaria divulgou algumas recomendações.
São necessários alguns cuidados importantes, como utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) no manuseio de materiais de construção, lenhas e itens de quintaI. Também é preciso ficar atento com as roupas, especialmente de cama e banho, calçados, panos e tapetes.
“Se encontrar um animal peçonhento, afaste-se com cuidado e evite assustá-lo ou tocá-lo, procure a autoridade de saúde para orientações ou o Corpo de Bombeiros”, explica a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.
Em caso de mordedura ou picada, a pessoa deve procurar atendimento médico nas primeiras horas do ocorrido. A referência em Nova Friburgo é o Hospital Municipal Raul Sertã, onde os profissionais irão avaliar o paciente e adotar os protocolos necessários na assistência.
Confira neste link os Centros de Referência para Atendimento de Acidentes por Animais Peçonhentos no estado, com os endereços e telefones.
O Corpo de Bombeiros também faz algumas orientações:
Usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem;
Examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-los;
Não acumular entulho e materiais de construção;
Limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede;
Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;
Manter limpos os locais próximos das casas, pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas;
Não mexer em colmeias e vespeiros. Caso estejam em áreas de risco de acidente, contatar a autoridade local competente para a remoção.
O telefone do Corpo de Bombeiros é o 193.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.