SBT completa 43 anos, lança serviço de streaming e tem o desafio de preservar legado de Silvio Santos
Emissora também marcou a história da televisão em Nova Friburgo, onde foi pioneira em 1982
Dono de uma risada irreverente e bordões memoráveis, Silvio Santos marcou gerações e ganhou diversas homenagens nos últimos dias. A morte de Senor Abravanel, o Silvio Santos, ocorreu na manhã do último sábado, 17, e gerou grande comoção.
O enterro do apresentador ocorreu na manhã de domingo, 18, no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo, apenas com a presença de familiares e amigos. Em nota, a família Abravanel explicou o desejo de Silvio:
Ele [Silvio Santos] pediu para que assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu.
Durante a noite de domingo, uma nova publicação, feita pelas seis filhas de Silvio nas redes sociais, falou sobre o futuro do SBT:
Vamos nos esforçar e trabalhar para levar a vocês alegria, informação e entretenimento do mesmo jeito que [ele] sempre levou. Que a essência dele permaneça no SBT e que o SBT continue sendo feito por e para os brasileiros.
Silvio Santos com as seis filhas e a esposa, Íris Abravanel | Foto: Rogério Pallatta/SBT
Mesmo antes da morte de Silvio, as filhas já trabalhavam nas empresas do pai. Silvia, Patrícia e Rebeca Abravanel estão à frente das câmeras, apresentando programas, enquanto Cintia, Daniela e Renata atuam no Grupo Silvio Santos.
A apresentadora do programa 'Chega Mais', Michelle Barros, revelou nesta segunda-feira, 19, que Daniela Beyruti, terceira filha do dono do SBT, escreveu uma carta destinada aos colegas de trabalho.
Michelle Barros leu, ao vivo, a mensagem que fala dos 43 anos da emissora e do legado deixado por Silvio Santos:
Hoje temos uma responsabilidade grande nas mãos. Ele nos deixou com suas colegas de trabalho, com seus programas e com a sua tão querida emissora. Cabe a cada um de nós fazermos com que a história dele se perpetue, com que o SBT continue sendo o SBT, levando alegria, informação e entretenimento para as pessoas, como ele amava fazer.
Na carta, a filha lembra que o pai morreu dois dias antes do aniversário do SBT. A data foi marcada com o lançamento do streaming +SBT nessa segunda-feira, 19. A nova plataforma oferece acesso gratuito aos conteúdos produzidos pela emissora, do jeito que Silvio queria, como destaca o comunicado:
O SBT hoje [19 de agosto] está crescendo e iniciando uma nova etapa, ampliando os seus horizontes e alcançando um novo marco. Nasce a nossa plataforma de streaming que vai ser acessível a todos os brasileiros do jeito que o nosso chefe queria. As pessoas vão poder nos assistir onde quiserem e como quiserem. Vai ser o SBT, só que muito mais!
Homenagens
Mesmo em um rito de despedida fechado ao público, os brasileiros demonstraram muito carinho ao comunicador e empresário que marcou gerações.
Em entrevista na noite do domingo, 18, ao Fantástico, da TV Globo, o apresentador Faustão ressaltou a importância de Silvio Santos para a televisão brasileira:
O único e verdadeiro rei da TV chama-se Silvio Santos.
No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor recebeu terno e microfone em uma homenagem especial para o apresentador.
Homenagem foi realizada na noite de domingo, 18 | Foto: Reprodução/Rede Social
Ainda no Rio, a apresentadora do SBT Rio, Isabele Benito, exaltou Silvio Santos:
Meu Patrão, que honra, que honra, que honra. Ser funcionária há 16 anos do seu maior ídolo é para poucos. Ninguém foi ou será Silvio Santos. Senor Abravanel é a maior lenda da comunicação. Revolucionou a TV Brasileira. Todas as emissoras devem a Silvio Santos a paixão do povo Brasileiro pela Televisão. O Carisma, o Dom de entreter de se entregar e levar alegria a um povo sofrido por décadas. O Brasil está órfão.
No interior do Rio, Silvio Santos também foi lembrado por quem teve a chance de conhecer e trabalhar para o apresentador.
O radialista de Nova Friburgo, Marcelo Merecci, falou ao Portal Multiplix sobre o primeiro encontro com o Silvio:
Em São Paulo, no teatro onde Silvio gravava, tive com ele o primeiro encontro. Foi a melhor aula de comunicação que tive. Silvio é um gênio da TV, do entretenimento. Ele 'fez o domingo' e me deu algumas dicas: ser verdadeiro, espontâneo e fazer com amor. Silvio é uma inspiração! Tenho muito orgulho de ter sido seu colaborador, de ter estado ao lado dele e aprendido com ele.
Marcelo foi contratado pela então TVS, na década de 80, para coordenar e apresentar o 'Edição Regional', noticiário de meia hora, transmitido para 64 municípios, incluindo todo o interior do estado do Rio, parte do Espírito Santos e de Minas Gerais.
Já naquele tempo, fazíamos o que atualmente os telejornais fazem, com comentaristas e quadros especiais. Tanto que fomos premiados e recebemos diversas moções de aplauso, uma delas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
No clássico 'Cidade x Cidade', do SBT, Marcelo Merecci representou Nova Friburgo nos anos 80 e, mais uma vez, encontrou com Silvio Santos. Na década de 70, outro friburguense também participou da atração, o locutor Carlos Rosemberg, como contou Merecci.
Marcelo Merecci durante sua participação no programa 'Cidade x Cidade', na década de 80 | Foto: Reprodução/YouTube
O município também chegou aos palcos do Programa Silvio Santos pelo mágico e palestrante Gustavo Vierini.
Em 2009, houve um campeonato de mágicos no programa, do qual fiz a inscrição online. Nessa ocasião, fui convidado e ganhei a primeira fase do campeonato, voltando consequentemente nos anos seguintes para as próximas fases. Depois, a convite do Silvio, por outras vezes. Não sei em números exatos, mas participei de 2009 até 2018 em todos os anos, sendo inclusive convidado especial do próprio Silvio Santos para encerrar o Teleton, por dois anos consecutivos, junto à família Abravanel.
Gustavo usou suas redes sociais para prestar homenagem a Silvio Santos | Foto: Reprodução/Rede Social
À reportagem, Gustavo contou que coleciona "muitas lembranças" em suas participações no SBT, mas uma é especial:
Não posso deixar de citar a noite do Teleton em 2015, quando Silvio Santos disse que de todos os mágicos que se apresentaram em seu programa nos últimos 50 anos, incluindo David Copperfield, eu era o melhor que ele havia visto. Inesquecível.
SBT em Nova Friburgo
Mas a ligação de Silvio Santos com a Serra Fluminense não para por aí. Em 26 de janeiro de 1979, o presidente da época, Ernesto Geisel, assinou o decreto n° 83.094 que outorgava concessão à TVS - TV Studios Silvio Santos Ltda para estabelecer os seus serviços radiodifusão de sons e imagens (televisão) na cidade de Nova Friburgo.
A emissora chegou oficialmente à cidade em 1982, segundo uma reportagem publicada no Jornal do Brasil. Na época, dez municípios receberam o sinal de transmissão, que era operada do Pico da Caledônia.
A matéria ainda detalha que a abertura do canal foi comemorada em um evento no Nova Friburgo Country Clube.
Sede onde funcionava o estúdio do 'SBT Cidade' em Nova Friburgo | Foto: Alisson Dutra
O canal de televisão foi o primeiro de Nova Friburgo e a segunda emissora própria do SBT no Rio de Janeiro.
O SBT trouxe um novo olhar para o jornalismo do interior do estado, com programas produzidos diretamente de Nova Friburgo.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!