'Semana do Saco Cheio' eleva ocupação hoteleira de Cabo Frio para 80% durante feriadão
Expectativa é que 181 mil veículos circulem pela RJ-124, o que representa um aumento de 14% no fluxo
Depois do fim de semana com o feriado de Nossa Senhora Aparecida, vem aí o Dia dos Professores e a 'Semana do Saco Cheio', que prometem movimentar Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.
Desde o sábado, 12, turistas começaram a chegar à cidade. Ainda que o dia da padroeira do Brasil tenha caído no fim de semana, muitos aproveitaram para emendar com a terça-feira, 15, quando se celebra o Dia dos Professores.
A data é um feriado escolar, ou seja, embora as escolas suspendam as aulas, a rotina segue normalmente em outros setores. Mesmo assim, a movimentação na cidade é "grande", de acordo com dados do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau (CFCVB):
Há muitos cariocas, pessoas de outros estados que vieram aproveitar esse feriado [Dia do Professor] até esta terça-feira. Como em Minas tem a 'Semana do Saco Cheio', tem uma galera que vai ficar a semana toda. Ao longo desta semana a média de ocupação hoteleira é de 80%.
Segundo a presidente do CFCVB, Maria Inés Oliveros, a presença de turistas mineiros é sempre positiva para a cidade.
Cidades vizinhas, como Arraial do Cabo e Búzios, também recebem mais turistas | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, a 'Semana do Saco Cheio' é um recesso escolar adotado por vários colégios e universidades, normalmente em outubro, na semana do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida e o Dia dos Professores.
Neste ano, seguindo o Calendário Escolar do governo de Minas, a pausa nas unidades de ensino vai até sexta-feira, 18.
Na Região dos Lagos, esse período no calendário serve como um aquecimento para a alta temporada, que tradicionalmente ocorre entre novembro e abril, coincidindo com o verão e os meses mais quentes do ano.
Fluxo de veículos
A Previsão da CCR ViaLagos, concessionária que administra a rodovia, é de que 181 mil veículos circulem pela RJ-124 entre sexta-feira, 11, e a próxima sexta, 18, o que indica um aumento de 14% no fluxo.
A empresa informou que todas as equipes de atendimento e viaturas do SOS Usuário da CCR ViaLagos estarão reforçadas e operando 24 horas durante os dias de maior movimentação:
A CCR ViaLagos opera com câmeras de monitoramento de tráfego ao longo da via, painéis luminosos e três bases de atendimento ao cliente, que contam com colaboradores e viaturas de inspeção, guinchos, ambulâncias UTI e de resgate.
A concessionária orienta os motoristas com folhetos educativos e mensagens nos painéis luminosos ao longo da via, para que tenham uma mudança de comportamento ao perceberem uma situação que envolva qualquer tipo de atendimento, principalmente no acostamento.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!