Silvio Santos, ícone da televisão brasileira, morre aos 93 anos por "broncopneumonia após infecção por Influenza"
"O céu está alegre", diz nota do SBT sobre a morte do apresentador e empresário
O falecimento de Silvio Santos foi confirmado na manhã deste sábado, 17, pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), por meio de uma nota publicada nas redes sociais.
No comunicado, a emissora expressa: "Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos."
Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria.
Silvio Santos estava internado desde o início do mês no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Em julho, chegou a ser hospitalizado com H1N1.
Veja a nota do SBT na íntegra:
"Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em paz que você sempre será eterno em nossos corações."
Ainda na manhã deste sábado, 17, o Hospital Israelita Albert Einstein confirmou que a morte do apresentador ocorreu às 4h50:
O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos, no dia de hoje, 17 de agosto de 2024, às 4h50, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1).
Senor Abravanel, conhecido como Silvio Santos, nasceu em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira profissional como camelô e, posteriormente, se destacou como locutor devido à sua voz marcante. Sua relação com o público se intensificou com a criação e apresentação de diversos programas na TV brasileira.
Em 19 de agosto de 1981, Silvio Santos fundou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), uma das maiores emissoras do país.
Repercussão
A morte do grande comunicador da TV brasileira repercute em diversas partes do mundo. As emissoras Globo, Band e Record estão realizando uma cobertura especial sobre a vida de Silvio Santos.
Eliana, que deixou o SBT neste ano, publicou uma foto sorridente ao lado do apresentador e comentou:
É assim que quero me lembrar de você. Obrigada por todos os ensinamentos. Descanse em paz, amado mestre.
Celso Portiolli, apresentador do 'Domingo Legal', atração da emissora de Silvio Santos, usou as redes sociais para falar da importância do apresentador para a TV:
Hoje, o Brasil perde não só um comunicador, mas uma lenda. Silvio Santos, o homem que revolucionou a televisão, se despede de nós e deixa um legado eterno. Fui abençoado em ter tido a oportunidade de aprender e crescer ao lado desse gênio da comunicação, que não só me deu uma chance, mas também me ensinou a sonhar grande.
A artista Maisa Silva, que começou sua carreira no SBT, lamentou a morte do apresentador:
Ele decorava nomes, muitos rostos e eu já o vi distribuindo inúmeros apertos de mãos nos corredores da empresa. As lições eram no palco e nos bastidores e seguem comigo aonde quer que eu vá. Obrigada Silvio, por nos ensinar a importância de transmitir alegria pro povo brasileiro. Eternamente grata por tudo o que transformou na minha vida. Com muito amor e saudade, Maisa.
A família Abravanel divulgou uma carta sobre o último desejo de Silvio Santos e explicou por que não haverá velório aberto. Leia na íntegra:
"Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês neste momento? Acreditamos que muitos de vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós hoje estamos sentindo.
Queremos dizer para vocês que, por muitas vezes, ao longo da vida, à medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo com relação à sua partida. Ele pediu para que, assim que partisse, o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu.
Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer.
Por este motivo, pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo o que fez. E sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros.
Com muito carinho e respeito a todos vocês, família Abravanel."
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!