SOS Rio Grande do Sul: estado recebe doações via Pix para vítimas de tragédia climática; veja como ajudar
Mais de 80 óbitos já foram registrados e 364 municípios foram atingidos
O estado do Rio Grande do Sul (RS) enfrenta a pior catástrofe socioambiental de sua história nos últimos dias, com acumulados de chuvas acima da média. Por isso, diversas cidades do país têm se mobilizado para prestar ajuda a quem sofre com os estragos.
O último boletim, emitido às 12h, desta segunda-feira, 6, pela Defesa Civil do RS, confirma 83 óbitos e informa que mais quatro estão em investigação, para apurar se há relação com os eventos meteorológicos. Além disso, 111 estão desaparecidos.
Dos 497 municípios gaúchos, 364 foram atingidos até a manhã desta segunda. O número de pessoas em abrigos chegou a 20.070.
As chuvas ainda fizeram com que 129.279 moradores deixassem suas casas.
Veja como ajudar:
Doações para o governo do Rio Grande do Sul
O governo estadual divulgou um canal oficial para o recebimento de doações. O objetivo é centralizar a ajuda financeira, fornecer segurança aos doadores e ampliar a transparência da alocação do dinheiro.
Uma das formas de ajudar é por meio de Pix oficial SOS Rio Grande do Sul, do Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul:
- Pix: CNPJ: 92.958.800/0001-38
Além do Pix, também é possível ajudar de outras formas, até mesmo com doações internacionais. Para saber mais detalhes basta clicar neste link.
De acordo com o estado, os valores serão direcionados para o apoio humanitário às comunidades afetadas pelas cheias.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), confirmou que o estado já recebeu R$ 38 milhões em doações pelo Pix.
Segundo ele, essa forma de ajuda é segura e os valores serão geridos por um comitê específico:
A gente usa esse caminho seguro dessa chave Pix pra poder fazer esse recurso chegar direto em quem precisa de uma forma segura, auditada, com controle social, participação da sociedade civil. Vai fazer a diferença na vida de muita gente.
Ações do governo federal
Até esse domingo, 5, o governo federal reconheceu estado de emergência em 265 municípios do Rio Grande do Sul.
Quase um terço da população foi afetada pela falta de água e cerca de 420 mil pontos estavam sem energia no território gaúcho. O governador Eduardo Leite comentou sobre o cenário:
Esse cenário de guerra e pós-guerra vai exigir medidas extraordinárias. A gente vai ter que atuar em duas frentes: assistência, restabelecimento, reconstrução e a prevenção e resiliência climática para trazer um nível de robustez jamais antes visto.
Sobrevoo em Canoas (RS), mostra estragos no município | Foto: Reprodução/Governo Federal (Ricardo Stuckert/PR)
O presidente da República Lula (PT) esteve no estado com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e falou sobre a ação conjunta dos Três Poderes:
É preciso ter uma combinação perfeita entre governo federal, Legislativo, Tribunal de Contas, Ministério Público, porque cada centavo que for colocado para combater uma coisa dessas tem que ser aplicado naquilo que foi planejado. Não haverá impedimento de burocracia para que a gente recupere a grandiosidade desse estado.
Entre as ações já tomadas estão o envio de mais de 18 toneladas de materiais como geradores, banheiros químicos, colchões e equipamentos de apoio elétrico e hidráulico. Além disso, 34 antenas emergenciais foram disponibilizadas pelo Ministério das Cidades para auxiliar a comunicação.
Foi liberado ainda o pagamento de R$ 580 milhões em emendas parlamentares ao estado e, segundo o governo federal, “cerca de 90% do valor será destinado pelo Ministério da Saúde. Há possibilidade de novas liberações durante a semana”.
Doações em Nova Friburgo
Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a Casa Madre Roselli está recebendo doações de água mineral, alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza para serem levados ao Rio Grande do Sul.
Os donativos podem ser entregues na rua General Osório, 226, no Centro.
Outro ponto de recebimento de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal é a Ordem dos Advogados do Brasil em Nova Friburgo (OAB), na rua Dr. Ernesto Brasilio, também no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest) está arrecadando materiais de limpeza, roupas, lingerie e água. O local para entrega das doações é o corredor localizado entre os blocos 14 e 16 do Espaço Arp.
Mais produtos podem ser entregues na sede do Instituto Friburgo Solidário, como a rua Andrade Neves, 94, próximo a pracinha do bairro Village, das 13h às 18h. Os interessados podem levar água, material de limpeza, higiene e alimento não perecível.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!