Ventos fortes e declínio das temperaturas são esperados nos próximos dias nas regiões Serrana e dos Lagos
Cidades já enfrentam baixa umidade do ar, com diversos registros de focos de incêndios
Os órgãos que monitoram os dados meteorológicos no país emitiram alguns alertas de ventos fortes e declínio de temperatura já a partir desta sexta-feira, 23, em diferentes cidades do Rio de Janeiro, durante a passagem de uma frente fria.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso de declínio das temperaturas nas regiões Serrana e dos Lagos. Segundo o comunicado, as médias podem cair entre 3°C e 5°C, da manhã deste sábado, 24, até domingo, 25.
Municípios como Nova Friburgo e Teresópolis, na Serra, Cabo Frio e Arraial do Cabo, no litoral, estão na lista do Inmet das áreas que devem ser afetadas.
Outro aviso meteorológico da Defesa Civil do estado foi destinado às cidades fluminenses, e informado pela Prefeitura de Nova Friburgo. Na postagem, publicada no fim da manhã desta sexta-feira, 23, os moradores são alertados para a previsão de rajadas de ventos:
Devido à aproximação e passagem de uma frente fria, há previsão de rajadas de vento moderado a forte (até 75,9 km/h), no Estado do Rio de Janeiro, a partir da manhã desta sexta-feira, 23, até a tarde de segunda-feira, 26.
Já na parte da tarde, o Serviço Meteorológico da Marinha do Brasil emitiu um "aviso de mau tempo", com ventos muito fortes entre as 21h desta sexta e 3h de sábado, 24.
Segundo o alerta, as rajadas podem atingir 74 km/h no litoral, entre a Ilha Grande e Arraial do Cabo.
À reportagem, a prefeitura de Cabo Frio informou que:
De acordo com a Superintendência de Defesa Civil do Município, há previsão de vento forte de até 53 km/h, com rajadas a partir do fim da tarde desta sexta-feira, 23. A previsão se repete no domingo, com possibilidade de ventos de até 47 km/h e rajadas à noite.
Nos últimos dias, o estado vem registrando baixa umidade do ar. Nova Friburgo, por exemplo, teve ocorrências de diversos focos de incêndios.
Nesta sexta-feira, 23, um alerta do Inmet de "perigo potencial" se mantém até as 21h, com a umidade do ar variando entre 20% e 30%, para cidades da Região Serrana.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!