Cabo Frio: a cidade em que menos chove no estado do Rio
Município da Região dos Lagos tem pouca chuva e vegetação de lugar semi-árido

Os municípios do Rio de Janeiro estão entre os com maior volume de chuva anual do país. Em áreas de serra, o volume pode passar dos dois mil milímetros, como em Petrópolis (2.263 mm), ou mesmo em regiões litorâneas, como Paraty (2.370 mm). Mesmo assim, uma cidade em específico figura entre as mais secas do Brasil: Cabo Frio.
Os cabofrienses convivem com uma média histórica de precipitação anual de 786 milímetros. Como comparação, o nível é semelhante aos índices pluviométricos de regiões do semi-árido nordestino, cuja média varia entre 500 e 800 mm. É quase um sertão em terras fluminenses.
Chama a atenção o fato de a chuva ser bem distribuída ao longo dos meses, sem grandes alterações devido às mudanças de estação. O mês mais seco é fevereiro (37 mm) e o mais chuvoso é novembro (93 mm).
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelam outra informação curiosa: com o clima seco, não faltam dias de sol. Em dezembro, por exemplo, chove em apenas nove dias, e em fevereiro, somente em quatro.
Alguns estudos colocam Cabo Frio como "enclave" geográfico, com clima semi-árido, de vegetação de caatinga, e poucas árvores, apesar de rodeada pela Mata Atlântica. Essa situação se reflete nas altas temperaturas, que só podem ser amenizadas pelo tradicional vento constante vindo do oceano, já que não dá para contar muito com a chuva.