Colecionador friburguense celebra Dia Nacional do Fusca e fala do tamanho da paixão dos brasileiros pelo carro
Marco Gonçalves fundou o Fusca Clube de Lumiar, em Nova Friburgo, e destaca importância do veículo no desenvolvimento do distrito

Uma paixão nacional! Neste 20 de janeiro, o brasileiro celebra o Dia Nacional do Fusca, carro que segue reunindo fãs pelo país e faz parte da identidade sociocultural brasileira. Na Região Serrana do Rio, este carinho pelo automóvel é sinônimo de tradição e amizade. Em Lumiar, distrito de Nova Friburgo, foi criado um Fusca Clube para celebrar e compartilhar o amor pelo Fusca.
A fabricação com peças nacionais do Fusca, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, começou em um data como a de hoje, por isso a celebração nesta quarta-feira. Anteriormente, o veículo era importado.
Com o início da produção ocorrendo nos anos 50 pela Volkswagen, o Fusca foi fabricado até 1986 no Brasil.
Já no ano de 1993, devido a pedidos, ele voltou a ser produzido com sua fabricação nacional. A produção se encerrou, de vez, em 1996 no Brasil.
Tamanha popularidade chegou à serra fluminense e cresceu ainda mais com o passar dos anos.
Dia Nacional do Fusca é celebrado no dia 20 de janeiro | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Em 2010 e 2011, aficionados pelo Fusca passaram a se reunir e a realizar passeios com o carro popular. A partir disso, o colecionador de carros e biólogo Marco Guimarães, 62 anos, idealizou e fundou o Fusca Clube Lumiar:
Fomos nos unindo e resolvemos criar o Clube que, de 2011 a 2019, movimentou o distrito de Lumiar aos domingos. Chegamos a ter mais de 80 participantes assíduos, além de visitantes e transeuntes que acabavam se envolvendo. Contamos com diversos eventos locais e participação em outras várias partes do Brasil.
Ele afirma que os encontros de domingo se tornaram tradicionais até que veio a pandemia do novo coronavírus. O que mudou a rotina dos amantes do velho e bom “Fusquinha”.
Está sendo bem tenso enfrentar a pandemia. A grande maioria dos associados, de certa forma, faz parte do grupo de risco, devido à idade. Então, tentamos nos cuidar, mas a saudade dos encontros só aumenta.
O fundador do Fusca Clube também detalha a importância histórica do veículo para o desenvolvimento do distrito friburguense.
“O Fusca, nossa lenda, foi importante em qualquer aspecto relacionado ao progresso local e ao desenvolvimento do distrito de Lumiar. Aqui, ele já foi polícia, ambulância, carroça, arado, entre outras coisas. Tão logo os burros de carga foram "aposentados", foi o Fusca que entrou em ação com cargas, transporte, agricultura, resgate e muito mais. As estradas acidentadas, vias sem pavimentação, subidas e descidas íngremes fizeram com que ele fosse a melhor opção na época”, relembra o colecionador apaixonado.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.